×

Sergipe

Sema firma parceria com o Programa Petrobras Agenda 21

Na manhã do dia 29, quarta-feira, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) se reuniu com representantes da Petrobras para tratarem da parceria com o ‘Programa Petrobrás Agenda 21', que tem como intuito, investir no desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas nas suas áreas de atuação.

A assistente social da gerência de comunicação da Petrobras, Ivanete Rezende Moraes, presente na reunião, explica qual foi o objetivo do encontro. “Hoje estamos cumprindo uma etapa da metodologia do “Programa Petrobras Agenda 21″, que é estabelecer essa parceria com o poder público sobre o programa e como ele está sendo realizado aqui em Aracaju, em 4 comunidades inseridas, sendo elas: Mosqueiro, Robalo, Areia Branca e Santa Maria. Então, viemos aqui justamente para estabelecer essa parceria entre Petrobras, comunidade e a empresa integrada, que é a ‘Integratio' , cujos representantes que participaram da reunião foram as analistas de Projetos Maria Cláudia Costa de Souza e Camila Pimentel Gomes e Adailton dos Santos Silva, do Apoio Logístico”.

O programa está em sua segunda fase. A primeira, segundo a assistente social Ivanete Rezende, foi realizada pela sociedade Semear. “Fizemos uma sensibilização do Poder Público na comunidade para estar participando do programa, inclusive pedindo essa permissão para a comunidade, já que é um programa participativo e os moradores têm papel fundamental para a decisão das escolhas”, explicou.

Na primeira fase houve sensibilização e pesquisa de campo, resultando em um diagnóstico socioambiental e, posteriormente, sendo elaborado um plano de desenvolvimento pelos próprios comunitários para aquelas localidades. Nessa segunda fase que já está sendo realizada pela empresa responsável, a Integratio, serão fortalecidos os fóruns criados na etapa anterior e haverá capacitação da comunidade para implementar o Plano de Desenvolvimento do local.

Ivanete Rezende também esclarece que a empresa Integratio executa uma pesquisa socioeconômica, analisando temáticas como saúde, meio ambiente educação e emprego. “Como é um programa participativo, quem decide sobre tudo é a comunidade. Então, quando eles fizeram a apresentação deste diagnóstico, que foi com base na pesquisa, em seu resultado, houve o questionamento sobre o que, para eles, era considerado prioritário para inserir no Plano de Ação para o Desenvolvimento da comunidade. As principais respostas da comunidade foram saúde, educação e segurança pública”, esclarece Rezende.