Curso foi realizado durante as quartas-feiras, por quatro semanas
Na manhã de ontem, 23, aconteceu o último treinamento dos alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em estágio extracurricular, com os agentes ambientais da Torre. O curso foi realizado durante as quartas-feiras, por quatro semanas, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).
“Durante esses dias retratamos a importância que tem a educação ambiental para um mundo melhor, abordamos temas como reciclagem e consumismo, problematizando-os até chegarmos ao Manguezal em sua forma geral do ecossistema em Aracaju”, ressaltou a professora Aline Nepomuceno, coorientadora do estágio.
Nos três primeiros encontros houve a discussão da teoria, demonstrando alguns autores e as práticas pedagógicas. No último dia foi uma proposta mais lúdica, em que os alunos tiveram a oportunidade de montar maquetes retratando como eles entendem o Manguezal, se é conservado ou degradado. “Os alunos viram algumas fotos das destruições dos mangues em Aracaju, desde Matapuã e Mosqueiro, até a zona norte como Santos Dumont e Bugio, que também apresentam mangues. Vemos que Aracaju está rodeada de mangues e isso faz parte da vida de cada um de nós” disse Aline.
Para os agentes ambientais da Torre, Mateus Marques e Gisane Santa Rita dos Santos, os quatro dias do curso ficarão marcados, pois houve uma integração, reeducação ambiental e também uma valoração da natureza.
