Desde o dia 13 de outubro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem efetuando o cadastramento dos catadores da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e Cooperativa de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores). A ação, que faz parte do projeto de inclusão produtiva dos catadores e coletores de material reciclável de Sergipe, foi concluída hoje, 05.
De acordo com o coordenador de campanhas educativas da Sema, Eduardo Buarque Júnior, Aracaju possui uma média de 800 catadores e coletores atuando na reciclagem de resíduos. Somente na Coores foram cadastrados uma média de 80 catadores, e, na Care, 112. O objetivo diz Eduardo Buarque é apoiar, organizar e habilitar catadores e coletores para o trabalho com resíduos recicláveis em Aracaju.
“Por meio da inclusão socioambiental produtiva na consolidação da coleta seletiva, a Sema, em parceria com a Care e Coores, vem oportunizando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município de Aracaju e assim beneficiando tanto os catadores como os coletores”, afirma o coordenador de campanhas educativas da Sema, Eduardo Buarque Júnior.
A Presidente da Care, Vaneide Ribeiro, salienta a importância da parceria entre a Sema e a cooperativa. “Esse cadastramento veio a calhar, pois todos os anos fazemos um levantamento de quantos catadores fazem parte da Care e o crescimento é constante. O papel da Sema é avaliar quais são os catadores que estão ou não organizados. Para nós da Care, é gratificante firmar mais uma parceria em prol dos catadores”, diz a presidente.
