Hemocentro de Alagoas necessita de doações em caráter de urgência
Com o estoque de sangue A, B e O Negativos zerado, o Hemocentro de Alagoas necessita de doações em caráter de urgência. Isso porque, além das cirurgias eletivas e dos pacientes hematológicos, o Hospital Geral do Estado realiza transfusões nas vítimas de acidentes de trânsito e nos feridos por arma branca e de fogo.
Para doar sangue o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Ele deve ter entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 quilos, e portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
Os candidatos à doação de sangue podem se dirigir ao Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das sete às seis da tarde, e aos sábados, das oito ao meio dia. Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta, das oito às onze da manhã. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca, Hemoar, que funciona de segunda a sexta, das oito ao meio dia e das duas às seis da tarde, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.
Estado e municípios discutem estratégias do SUS para trabalhadoras gestantes
O pré-natal, o acolhimento e a existência de um ambiente laboral saudável são algumas das situações favoráveis apontadas pelas mulheres que desempenham atividades profissionais em Alagoas durante a gestação. Por outro lado, elas também encontram dificuldades em conciliar gestação e trabalho, o que motivou a realização do Terceiro Seminário Saúde da Trabalhadora Gestante, nesta quinta-feira, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, no Poço.
Com o objetivo de monitorar as ações desenvolvidas com as trabalhadoras gestantes nos municípios prioritários do programa de Redução da Mortalidade Materna, a Secretaria de Estado da Saúde reuniu profissionais para apresentar a Política Nacional do Trabalhador e Trabalhadora, publicada pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de efetivar as atividades realizadas nos municípios a partir de estratégias observadas pelo Sistema Único de Saúde.
População do Vergel do Lago tem acesso a serviços de saúde
Verificação de pressão arterial, exame de glicemia, vacinação e orientações sobre uma série de doenças. Todos esses serviços da Secretaria de Estado da Saúde foram ofertados aos moradores do Vergel do Lago, em Maceió, nesta quinta-feira, em mais uma edição do Governo Perto de Você. A atividade aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Rui Palmeira. Durante todo o dia, a população recebeu informações sobre prevenção diagnóstico e tratamento da dengue, de Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs/Aids, da tuberculose e da hanseníase. Na ocasião, também foram distribuídos material educativo, preservativos e aplicação das vacinas de hepatite B, para pessoas com até 29 anos, DT, tétano e tríplice viral. Além da Sesau, a ação contou com a participação de diversas secretarias de Estado, que fizeram um mutirão para levar aos moradores documentos. Também foram realizados atendimentos nas áreas de educação e direitos do consumidor, casamentos coletivos e atividades de cultura, esportes e lazer.
O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Articulação Social e, somente este ano, atendeu mais de 60 mil pessoas na capital e interior.
