×

Penedo

Sem médico na Santa Casa de Misericórdia, gestante é encaminhada a UPA de Penedo

Grávida em trabalho de parto esperou por duas horas para ser transferida até Arapiraca

E os problemas persistem na Santa de Misericórdia de Penedo. Mais uma gestante penedense teve que ser encaminhada para dar à luz em outra cidade. Juliana Ferreira Vasco, 25 anos, deu entrada na unidade hospitalar por volta das 09hrs deste sábado (09), em trabalho de parto e, só foi transferida para Arapiraca, às 11hrs.

A mãe da jovem afirmou que sua filha nem se quer foi atendida na Santa Casa de Penedo. “Chegamos à maternidade por volta das 09hrs, minha filha já em trabalho de parto e perdendo líquido. Na portaria disseram que não tinha médico e que ela fosse levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo. Isso é um absurdo. Nem sequer olharam a situação de Juliana”, desabafou a mãe da gestante.

Na UPA, os médicos verificaram a sua pressão e a colocaram no soro. A jovem ficou por quase duas horas, esperando que a Santa Casa de Misericórdia de Penedo enviasse uma ambulância para transferi-la até um hospital de referência.

“A obrigação de receber grávidas em Penedo é da Santa Casa. Agora, a UPA não está habilitada para este tipo de atendimento e a mandam para cá. Se a jovem deu entrada na maternidade e não tinha médico, como existe ambulância na Santa Casa, eles tinham a obrigação de fazer a remoção para outra cidade. Mandou a jovem para a UPA e se acontece algo para ela ou o bebê? Quem seria responsabilizado”, disparou a diretora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento de Penedo, Daisy Santos.

Juliana Ferreira Vasco, 25 anos, deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Penedo por volta das 09hrs, perdendo líquido e foi encaminhada para a UPA, após esperar por quase duas horas, a maternidade enviou uma ambulância que levou a jovem para dar á luz em um hospital de referência na cidade de Arapiraca.