Final de semana não teve obstetra na maternidade; um bebê nasceu por cesariana e outro normal em Arapiraca
O final de semana não foi nada agradável para parturientes que procuraram atendimento médico na maternidade da ‘Cidade dos Sobrados’, setor pertencente ao complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Duas gestantes penedenses em trabalho de parto tiveram que ser encaminhadas para Arapiraca, onde deram à luz. Um bebê veio ao mundo por cesariana, outro por parto natural.
Ambos os casos chegaram ao nosso conhecimento através de denúncia feito por contato telefônico. Então, levantamos os casos para trazer ao conhecimento dos penedenses e tentar descobrir o que realmente está acontecendo com o complexo.
O primeiro registro aconteceu na manhã de sábado (17), por volta das 11h50min. A gestante Bianca Caroline M. da Silva, que reside na Rua Alberto Menezes, Raimundinho, foi levada para a Santa Casa de Penedo pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Por falta de médico na maternidade, a parturiente foi transferida para dar à luz a uma menina em Arapiraca. Na capital do Agreste, Bianca por cesariana, teve o seu terceiro filho, sendo os dois primeiros por parto normal.
Ainda no sábado, agora no final da tarde, a parturiente Rosangela da Conceição T. dos Santos, procurou também a maternidade de Penedo, e mais uma vez, teve atendimento negado, sob a alegação de não ter médico para atender.
Ela foi orientada para ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo, que prestou atendimento e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que transferiu a jovem para Arapiraca, por volta das 17h40min.
Rosangela que reside no Conjunto Mata Atlântica, bairro Raimundo Marinho, parte alta de Penedo, deu à luz ao segundo filho, uma menina. Seu primeiro filho veio ao mundo por cesariano e o segundo, deste final de semana, por parto normal.
Ambas as crianças de mães penedenses, com filhos nascidos em Arapiraca, passam bem. E no domingo (18), a Santa Casa de Misericórdia de Penedo continuou sem médico para atender gestantes e realizar partos.
Direção da maternidade de Penedo
Entramos em contato com o biomédico Eduardo Regueira, vice-provedor do complexo hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Penedo. Em um rápido bate-papo, o gestor confirmou que realmente não teve médico para realizar partos no final de semana. E que o caso foi esporádico. Não deverá acontecer novamente.
Regueira ainda explicou que as cidades circunvizinhas foram alertadas com antecedência que no sábado (17) e domingo (18), não haveria médico na maternidade para realizar partos e que encaminhassem os pacientes para outras cidades. Devido a uma viagem de natureza particular, o vice-provedor da Santa Casa não contou maiores detalhes, ficando definido que na próxima quarta-feira (21), em uma nova entrevista, todas as informações seriam pontuadas.
