×

Esporte

Sem contar com todos os “brasileiros”, Portugal goleia a Coreia do Norte

Cristiano Ronaldo esteve bem marcado mas ajudou na vitória Lusa

A Seleção de Portrugal, mesmo sem contar com os brasileiros naturalizados portugueses, Deco e Pepe, e com Liédson entrando no transcorrer do segundo tempo, não encontrou dificuldades para vencer a já eliminada equipe da Coreia do Norte por 7 x 0, na maior goleada desse Mundial.

Com esse resultado, o selecionado Luso decidirá a sua passagem às oitavas de finais da Copa do Mundo, na partida diante da já classificada, seleção brasileira, na próxima sexta-feira, às 11h. Um empate já será suficiente para que o carimbo no passaporte do time do técnico Carlos Queiroz aconteça.

O JOGO

Portugal e Coreia do Norte entraram em campo com a lembrança do grande jogo de 1966. Na Copa da Inglaterra, os norte-coreanos fizeram 3 a 0 em 25 minutos, mas levaram a virada e perderam por 5 a 3, num dos melhores jogos da história dos Mundiais. O jogo desta segunda ficou longe das emoções daquela partida, mesmo assim contou com grande movimentação.

Logo aos 6 minutos do primeiro tempo, um susto para os norte-coreanos. O goleiro Ry Myong-Guk “caçou borboleta” e ficou batido em cobrança de escanteio. Ricardo Carvalho apareceu livre e cabeceou. A bola explodiu na trave direita.

A Coreia do Norte também assustou. Empolgados pelo fato da partida ser transmitida ao vivo para o país – algo raro -, os norte-coreanos quase marcaram aos 17 minutos. Hong Yong-Jo soltou a bomba pela direita. Eduardo fez a defesa e deu o rebote. Tae Se tentou cabecear, mas mandou para fora.

Portugal teve maior volume ofensivo e a Coreia do Norte não conseguiu resistir. O primeiro “ketchup” (termo utilizado por Cristiano Ronaldo para definir como são os gols) aconteceu aos 29 minutos do primeiro tempo, Raul Meirelles recebeu passe sensacional de Tiago (substituto de Deco) e bateu rasteiro, sem chances para Ry Myong-Guk.

SEGUNDO TEMPO

O segundo tempo foi todo da seleção portuguesa. O segundo “ketchup” não demorou para chegar. Aos 8 minutos da etapa final, Raul Meireles recebeu lançamento de Miguel na entrada da área. Ele tabelou com Hugo Almeida e soltou na frente. Simão Sabrosa recebeu, dominou e bateu na saída de Ry Myong-Guk, rasteiro.

A Coreia do Norte ficou perdida. Portugal aproveitou a desatenção para marcar o terceiro “ketchup”. Aos 10 minutos da etapa final, o lateral Fabio Coentrão apareceu com velocidade e cruzou na área. Em sua melhor especialidade, Hugo Almeida, de 1,90 metro, desviou de cabeça para as redes.

Portugal esteve avassalador no segundo tempo. O treinador Kim Jong-Hun tentou fechar a Coreia, mas não teve jeito. Aos 15 minutos, Cristiano Ronaldo avançou pela esquerda e tocou para trás. Tiago apareceu livre e bateu no canto.

Outro “ketchup” foi de Liedson. Pouco depois de entra na vaga de Hugo Almeida, o brasileiro aproveitou falha da zaga, aos 35 minutos, e pegou de primeira, de canhota, para o fundo do gol.

Quem não poderia deixar de marcar o seu “ketchup” era Cristiano Ronaldo. Sem marcar gol há 16 partidas, o português precisou bater algumas vezes no fundo do vidrinho para desentalar o molho. E ele saiu aos 42 minutos. E foi sofrido. O camisa 7 dividiu com o goleiro, equilibrou a bola na cabeça e finalizou.

O último “ketchup” do jogo foi de Tiago. Para coroar a maior vitória portuguesa na história das Copas, o volante recebeu cruzamento na área e mandou de cabeça para o fundo das redes. Vitória marcante da equipe portuguesa. Um sanduíche norte-coreano que eles nunca vão esquecer.

FICHA TÉCNICA:
PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE

Estádio: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS).
Data/hora: 21/6/2010, às 8h30 (de Brasília).
Árbitro: Pablo Pozo Contreras (CHI).
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI).
Cartões amarelos: Pedro mendes e Hugo Almeida (POR); Chol-Jin e Yong-Jo(CRN)
Cartões vermelhos:
Gols: Raúl Meireles, 28’/1ºT (1-0); Simão, 8’/2ºT (2-0); Hugo Almeida, 11’/2ºT (3-0); Tiago, 16’/2ºT (4-0); Liédson, 36’/2ºT (5-0); Cristiano Ronaldo, 42’/2ºT (6-0); Tiago, 44’/2ºT (7-0)

PORTUGAL: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles (Miguel Veloso, 26’/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Duda, 26’/2ºT) e Hugo Almeida (Liédson, 32’/2ºT).
Técnico: Carlos Queiroz.

COREIA DO NORTE: Myong Guk, Jong-Hyok (Song Chol, 30’/2ºT), Chol-Jin, Jun-Il, Nam-Chol (Kum-il, 18’/2ºT) e Kwang-Chon; In-Guk (Young-jun, 18’/2ºT) Yong-Jo, Yong-hak e Yun-Nam; Tae-se.
Técnico: Kim Jong Hun.