A busca pelo corpo perfeito exige muito do atleta, tanto fisicamente, quanto financeiramente. O esporte requer um alto investimento para continuar participando dos campeonatos. O fisiculturista precisa de acompanhamento nutricional e de um educador físico. Tudo unido à alimentação saudável, rica em proteínas e acompanhada de suplementos.
Só para ter uma ideia, em média ele consume 360 ovos mensalmente e um saco de batata doce. Fora outros alimentos, iguais a estes, ricos em proteínas, balanceados. Mas, esse foi o esporte que ele escolheu para seguir.
E como qualquer outro, obstáculos estão pela frente para serem vencidos. Sem patrocínio oficial, contando apenas com a ajuda de amigos e familiares, o penedense estudante de Educação Física, Erivan do Sacramento, 29 anos, participou no último final de semana, em Maceió, da 8ª Edição do Campeonato Alagoano de Fisiculturismo. A passagem para se locomover até a capital, foi doação de um PM que ele conhece.
Na bagagem, o 3º lugar na categoria Classe 02 (atletas com altura entre 1,73 e 1,78 metros). “Este foi o meu primeiro campeonato e já consegui classificação. Apesar de não ter apoio oficial. Essa foi a minha maior dificuldade, acho que também para outros atletas. Com a conquista, espero agora conseguir patrocínio para continuar disputando outras competições. Vou em busca de apoio para acompanhamento de nutricionista esportivo e de um educador físico. E com o troféu, espero que as portas se abram a partir de agora”, disse o fisiculturista.
Alerta e preparação
Sem exageros, o fisiculturista alerta os iniciantes que buscam o corpo perfeito. “Todo o processo é uma união de fatores: 70% alimentação, 20 % descanso e 10 % treinamento. Sem exageros. Treino diariamente 40 minutos. Isso é o suficiente. Treino exagerado pode trazer danos irreversíveis à saúde. Alertando também, que tudo pode ser conquistado com os fatores, sem o uso de medicamentos, ou drogas”.
O atleta se preparou durante três meses para participar da competição. E que partir da próxima semana, dará início aos treinos para visando a competição do próximo ano. A categoria que Erivan disputou avaliou volume e definição do corpo.
“Nos próximos dias vamos dar início aos treinamentos, querendo agora o primeiro lugar. Aproveito a oportunidade para agradecer ao nosso Deus, a minha esposa que sempre cuidou da minha dieta. Também tenho muito para agradecer a força que recebi dos amigos Eric Alves, Wercinho, Bruno e Maverson. Devemos lembrar de todos que sempre estão ao nosso lado. Bem como, aos que deram apoio de alguma forma para que eu participasse da competição. Muito obrigado à todos”, concluiu o penedense Erivan do Sacramento, 29 anos.