Portugal decide a vaga contra Bósnia
Países tradicionais como Uruguai, Portugal, França e Rússia lutam para garantir vaga na Copa do Mundo de 2010. Após vencerem as primeiras partidas da repescagem das Eliminatórias para o Mundial, os quatro países têm vantagem, porém, de apenas um gol. A diferença é que uruguaios e franceses têm ainda a seu favor o fato de decidirem a vaga em casa, enquanto portugueses e russos terão de enfrentar toda a empolgação de uma torcida adversária.
No único duelo em igualdade, a Ucrânia recebe a Grécia, após empate por 0 a 0 em Atenas. Agora, decide a vaga em Donetsk. Enquanto os gregos, campeões europeus em 2004, não vão a um Mundial desde 1994, os ucranianos tentarão se classificar pela segunda vez consecutiva, já que participaram do de 2006, na Alemanha.
OS JOGOS DECISIVOS
Quarta-feira, 18 de novembro
13h30 – Argélia x Egito (jogo extra)
16 horas – Grécia (0) x (0) Ucrânia
17h45 – Rússia (2) x (1) Eslovênia
17h45 – Portugal (1) x (0) Bósnia
18 horas – Irlanda (0) x (1) França
21 horas – Costa Rica (0) x (1) Uruguai
* entre parênteses, o placar do jogo de ida
Para o confronto entre Portugal e Bósnia Herzegovina, o atacante português Simão afirmou que uma Copa sem seu país “não seria a mesma coisa”. Para o técnico Carlos Queiroz, Portugal chega com “grande motivação” e a pressão”está toda sobre a Bósnia”. O time não terá mais uma vez o craque Cristiano Ronaldo, em recuperação de lesão no tornozelo direito.
A França, apesar da vantagem sobre a Irlanda, teme dificuldades em Paris, e terá de superar a ausência de três titulares: o lateral Eric Abidal e os meias Abou Diaby e Jeremy Toulalan, contundidos.
Em Maribor, a equipe russa, treinada pelo holandês Guus Hiddink, tenta voltar a um Mundial, o que não ocorre desde 2002, assim como a própria Eslovênia, e poderia ter uma vantagem melhor se não tivesse sofrido um gol no final da primeira partida, em Moscou.
Em Montevidéu
Para o confronto em Montevidéu, o técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, não esconde a motivação. “Ainda não conseguimos a classificação, mas estamos perto agora”, afirmou. Já o brasileiro Renê Simões, que comanda a Costa Rica, admite dificuldades. “O grupo se recuperou bem e vamos trabalhar para conseguir a vitória. Nada é impossível no futebol.”
Egito X Argélia
As autoridades de Cartum, capital do Sudão, estão reforçando a segurança para a partida hoje entre Egito e Argélia, cujo vencedor estará na Copa de 2010.
No sábado, os egípcios superaram os argelinos por 2 a 0, no Cairo, e se igualaram aos rivais em tudo no grupo 3 das Eliminatórias Africanas, forçando jogo extra.
A precaução se deve aos problemas registrados no sábado, quando o ônibus que levava a Argélia do aeroporto ao hotel foi apedrejado. As autoridades do Egito chamaram o embaixador argelino para explicar a destruição do escritório da companhia Egypt Air e a agressão de uma centena de egípcios, que deixaram a Argélia. A Fifa divulgou ontem que está aguardando para tomar uma decisão.
O público local terá direito a 17 mil ingressos, enquanto os outros 18 mil foram divididos para cada país. O Conselho de Ulemás, do Sudão, divulgou nota pedindo que o povo “se mantenha imparcial e não cause o descontentamento de egípcios e argelinos”.
