×

Esporte

Seleções de Uruguai e México decidem a liderança do Grupo A

Uruguai aposta nos gols de Forlán para seguir adiante

As equipes de México e Uruguai entrarão em campo logo mais, nesta terça-feira, em Rustemburg, às 11h, na última e decisiva rodada da primeira fase, naquela que, segundo alguns, pode ser a partida de compadres da Copa do Mundo 2010.

Como ambas as equipes somam quatro pontos e estão dividindo a liderança do Grupo A, essas seleções precisam apenas de um empate para se garantirem matemáticamente na próxima fase e deixar França e África do Sul eliminadas.

Apesar dessa possibilidade de um “fair play” entre as equipes existir, como não poderia deixar de ser, ambos os lados descartaram que vão para esta partida com o objetivo da igualdade no placar.

Um dos principais motivos que justifica não existir o famoso “arrumadinho”, é o provável adversário nas oitavas de final: a seleção da Argentina, uma das favoritas da Copa e que todos querem evitar nesse primeiro momento. Todavia, é bom salientar que Oscar Tabárez, técnico uruguaio, afirmou que não tem medo algum de Messi & cia.

– O que queremos é nos classificar. Além disso, se possível, terminar em primeiro, mas não para evitar a Argentina – disse Tabarez.

Outro que também mostrou estar cheio de vontade de vencer esse clássico é o veterano atacante mexicano Blanco, ressaltando entretanto, que também não vê problemas em enfrentar a Argentina na primeira partida das oitavas de finais.

Não se enganem, entraremos com o único objetivo de vitória, porque queremos o primeiro lugar do grupo. Não exista pacto algum. Quero vencer, e sei que meus companheiros sentem o mesmo desejo, disse Blanco.

O treinador mexicano, Javier Aguirre, será obrigado a fazer uma mudança na sua equipe. O meia Efraín Juárez está suspenso e pelo andar dos treinamentos, o meia-atacante Pablo Barreira terá sua oportunidade como titular depois de ter entrado bem no confronto diante da França, quando o México venceu por 2 x 0.

Outro problema para a equipe asteca é o atacante Carlos Vela que tem uma lesão na coxa direita e não deverá atuar, cedendo seu lugar a ‘Chicharito’ Hernández.

Já o técnico uruguaio deverá manter a mesma escalação que derrotou os sul-africanos por 3 a 0, com Cavani, Suárez e Forlán no seu perigoso ataque.

FICHA TÉCNICA:
MÉXICO X URUGUAI

Estádio: Royal Bakofen, Rustemburg (AFS)
Data/hora: 22/06/2010 – 11h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria), Gabor Eros e Tibor Vamos.
Auxiliares: Gabor Eros (Hungria) e Tibor Vamos (Hungria)

MEXICO: Pérez; Aguilar, Moreno, Rodríguez e Salcido; Márquez, Torrado, Barrera e Giovanni dos Santos; Franco e Hernández. Técnico: Javier Aguirre.

URUGUAI: Muslera, Fucile, Lugano, Godín e Álvaro Pereira; Arévalo, Pérez e Maxi Pereira; Forlán, Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.