×

Esporte

Seleção vai à quadra, mesmo após exaustiva viagem de 30 horas

Meninas se preparam para 2ª fase do Grand Prix

Depois de 30 horas de viagem, a seleção brasileira feminina de vôlei finalmente chegou a Macau, onde disputará a segunda semana do Grand Prix 2010. Entre sexta-feira (13.08) e domingo (15.08), o Brasil enfrentará República Dominicana, Holanda e China, no Fórum de Macau. Até lá, os maiores adversários das jogadoras serão o sono e o cansaço. Será preciso disposição para superar o fuso horário: são 11h a mais em relação a Brasília.

“A viagem longa e cansativa e o fuso horário são os grandes problemas. Elas terão que se recuperar rapidamente. Sexta já tem jogo. É difícil dizer se estarão 100% para a primeira partida. Vamos ver a evolução a cada dia. De qualquer forma, o segredo é a superação. Vamos sentir como elas reagem durante a semana e adequar a preparação. Mas a intenção é manter a rotina normal de treinamentos”, disse o técnico José Roberto Guimarães.

Quatro horas depois de desembarcarem em Macau, as atletas já se preparavam para o primeiro treino. Foi difícil espantar o sono, mas aos poucos elas entraram no ritmo da atividade.

“Este treinamento foi mais para evitar que as jogadoras dormissem à tarde. Elas precisavam segurar o sono até a noite. Todo este esforço é para fazer com que se adaptem mais rapidamente ao fuso horário”, afirmou o treinador.

Preparador físico do time brasileiro, José Elias Proença explicou o trabalho desenvolvido no primeiro treino. “Executamos um trabalho de alinhamento postural, jogo de massagem e exercícios de atenção, a estratégia do despertar. Todas as atividades tiveram uma função lúdica, recreativa, para que as atletas ficassem felizes em fazê-las, apesar do sono”, comentou.

Para a ponteira Paula Pequeno, a dificuldade está no início do treinamento. “Realmente dá uma moleza treinar depois de uma viagem longa e com um fuso horário complicado. O corpo demora a entender. Para o organismo, é hora de descansar. Isso complica um pouco. Mas depois entramos no clima”, contou.

A primeira semana do Grand Prix foi realizada no Brasil, na cidade de São Carlos (SP). Dos três jogos que disputou, a seleção brasileira venceu os dois primeiros, contra China Taipei e Japão, e perdeu o último, para a Itália. Zé Roberto fez um breve balanço do desempenho da equipe na semana de estreia da competição.

“O time se comportou bem nas duas primeiras partidas, principalmente contra o Japão, que havia vencido a Itália. Nestes jogos, todos os fundamentos funcionaram, sobretudo saque, bloqueio e defesa. Contra as italianas, cometemos erros que não estamos acostumados a cometer e pagamos um preço caro”, analisou.

Em Macau, o primeiro confronto do Brasil será com a República Dominicana, nesta SEXTA-FEIRA (13.08), às 6h30 (de Brasília). No SÁBADO (14.08), às 3h (de Brasília), a equipe enfrentará a Holanda. Por fim, no DOMINGO (15.08), às 4h30 (de Brasília), a seleção brasileira medirá forças com a China. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pelo canal Sportv.