Sem dúvidas o Duque de Caxias foi o adversário mais forte que a Seleção Sub-20 enfrentou nesta preparação para o Sul-Americano do Peru. Apesar do ritmo forte, os jogadores da Sub-20 conseguiram bater o rival por 3 a 0 no último jogo-treino antes de viajar para Tacna, cidade da estreia no Sul-Americano.
Com nomes conhecidos como o atacante Somália e Lenílson, ex-São Paulo, o Duque de Caxias não sofreu gols no primeiro tempo. A Seleção Sub-20 bem que tentou. Primeiro com Lucas, em chute que cruzou toda a área adversária e saiu raspando a trave. Depois foi a vez do zagueiro Juan se aventurar no ataque, mas faltou o último passe.
O jogo estava muito disputado no meio-campo e por isso o técnico Ney Franco tentou mexer um pouco no time.
– Fernando, cola você no meio e pede para o Casemiro jogar mais dentro do campo deles, gritou o técnico a beira do gramado.
O Brasil ainda chegou perto de marcar, novamente com Lucas que enfileirou três adversários antes de chutar para fora. Do outro lado, o goleiro Gabriel impediu o Duque de Caxias de abrir o placar com um voo no ângulo em chute de Lenílson.
No intervalo Ney Franco mudou de vez o esquema tático e abriu mão de um volante. Saiu do 4-2-3-1 para o 4-3-3. O atacante William entrou no lugar do meia Fernando. Na primeira linha de três ficaram Lucas, Casemiro e Oscar. Na linha mais ofensiva tinha Henrique pela direita, William centralizado e Neymar na ponta esquerda.
Deu certo. Neymar sofreu falta que ele mesmo cobrou e Casemiro, de cabeça, abriu a contagem. Pouco antes o lateral-direito Danilo já tinha chegado perto de marcar, mas o goleiro adversário fez boa defesa. Único volante do Brasil em campo, Casemiro também foi o autor do segundo gol, dessa vez com o pé.
Com 2 a 0 no placar, Ney Franco voltou para o 4-2-3-1. Os dois laterais foram para o meio, sendo que Danilo ficou mais adiantado enquanto Alex Sandro passou a ajudar Casemiro na marcação. Galhardo e Gabriel Silva entraram nas laterais enquanto Oscar e Henrique foram substituídos.
Faltando dez minutos Alan Patrick e Diego Maurício entraram e ainda deu tempo para mais um gol. O atacante roubou a bola no meio, fez linda tabela com William que chutou forte e deu números finais à partida: 3 a 0 no placar e a Seleção Sub-20 segue invicta para o Sul-Americano do Peru.
Escalações
Brasil Sub-20
Gabriel, Danilo (Diego Maurício), Bruno Uvini, Juan (Romário) e Alex Sandro; Fernando (William) e Casemiro; Lucas, Oscar (Gabriel Silva) e Neymar (Alan Patrick); Henrique (Galhardo)
Duque de Caxias
Erivelton, Jerônimo, Marlon, Fábio Braz, Lucão e Hamilton; Lennon, Juninho e Lenílson; Maranhão e Somália