O Brasil venceu a Venezuela por 4 a 3 em sua estréia no Grupo B do Sul-Americano do Equador, em jogo disputado neste domingo, em Ibarra.
Mais importante do que o resultado foi a capacidade de superação do time, que chegou a estar perdendo por 2 a 0 e conseguiu virar o jogo e impor a sua superioridade técnica.
O time mostrou ainda capacidade para corrigir os erros apresentados de marcação em jogadas de bola alta utilizadas pelo adversário – foi como saíram os três gols da Venezuela – e muita qualidade técnica nos lances de frente, com jogadores habilidosos, mas também com bom sentido coletivo.
Passado o nervosismo da estréia, principalmente sentida por jogadores tão jovens, a Seleção Brasileira Sub-17 deixou evidente na vitória sobre a Venezuela que tem muito a melhorar e a exibir no decorrer da competição. A começar pelo jogo de quarta-feira contra o Chile às 14 horas (16 horas de Brasília).
Pedro Paulo (dois), Adryan e Lucas Piazon fizeram os gols do Brasil, que começou jogando com Uilson, Wallace, Josué, Marquinhos e Emerson; Rodrigo, Marlon Bica, Andrigo e Adryan; Lucas Piazon e Pedro Paulo. Astreaga (dois) e Gonzalez marcaram para a Venezuela.
Bola rolando:
Mal deu tempo para o Brasil tentar se acertar em campo: em dois lances quase seguidos, a Venezuela abriu 2 a 0.
Aos 4 minutos, Garcia obrigou Uilson a defender para córner. Na cobrança, Astreaga marcou, com cabeçada certeira. Dois minutos depois, o mesmo Astreaga, novamente de cabeça, fez 2 a 0.
A reação do Brasil começou aos 11 minutos: Pedro Paulo driblou o goleiro e rolou para fazer 2 a 1.
Adryan empata o jogo
O time passou a dominar. E gol do empate não demorou: o lateral-direito Wallace foi à linha de fundo e cruzou com precisão para Adryan fazer 2 a 2.
Venezuela faz 3 a 2
O Brasil controlava o jogo, parecia que ia chegar ao terceiro gol, mas quem conseguiu isso foi a Venezuela. Em outra cobrança de córner, e novamente em desatenção na marcação, Gonzalez cabeceou para fazer 3 a 2.
Começa o segundo tempo
Brasil volta bem na segunda fase. Em dois bons lances de troca de passes, o time criou logo duas oportunidades para empatar.
Lucas Piazon faz o gol: 3 a 3
Em jogada pela direita, recebendo de Wallace, Adryan cruzou na medida para Lucas Piazon empatar com bela cabeçada: 3 a 3, aos 27.
Pedro Paulo faz seu segundo e vira o jogo
Três minutos depois, aconteceu a virada. Depois de cobrança de córner, Pedro Paulo mostrou oportunismo de artilheiro e marcou o seu segundo no jogo e o quarto do Brasil. 4 a 3 na Venezuela.
O Brasil tomou conta de vez da partida. Passou a impor a sua melhor qualidade técnica e a buscar o quinto gol. Teve várias oportunidades para tal. Emerson Ávila fez duas mudanças: Hernani entrou no lugar de Andrigo, e Leo, no de Pedro Paulo.
Aos 43 minutos, Castillo, da Venezuela, é expulso. Juiz determina cinco minutos de acréscimo. A Venezuela tenta o empate em lance de bola alçada sobre a área, mas dessa vez sem sucesso.
O Brasil ainda consegue dois bons lances de ataque, com Adryan, mas não chega ao quinto gol. Diego entra no lugar de Lucas Piazon.
Fim de jogo: Brasil 4 a 3 na estreia do Sul-Americano Sub-17 do Equador