×

Esporte

Seleção masculina de handebol é definida para Olímpiadas

A seleção masculina de handebol masculino já está definida para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O técnico Jordi Ribera divulgou, nesta quinta-feira (07.07), a lista com 14 nomes e mais um reserva, que fará os treinamentos, mas não entrará na Vila Olímpica. A convocação feminina foi anunciada na terça-feira (05.07).

Apesar de o grupo contar com atletas com muitas passagens pela Seleção, somente o goleiro Maik Santos esteve em outra edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008. O pivô Vinícius Teixeira será o 15º jogador e que ficará na reserva.

A equipe finaliza, nesta sexta-feira (08.07), mais uma fase de treinamentos preparatória para os Jogos. A etapa foi dividida em duas partes: uma interdisciplinar, que mesclou atividades como canoagem, escalada, lutas e o trabalho de mindfulness, realizada em Atibaia (SP), e outra com treinos na quadra em Arujá (SP). A próxima fase será realizada na Dinamarca, a partir do dia 12, com dois amistosos contra a equipe da casa.

Na chave B dos Jogos Olímpicos, o Brasil estreia em 7 de agosto contra a Polônia, atual medalhista de bronze no Mundial. O segundo jogo é contra a Eslovênia, no dia 9. Dois dias depois, os oponentes serão os alemães. O quarto jogo dos brasileiros será contra o Egito no dia 13, e o quinto será contra a Suécia, atual vice-campeã olímpica, em 15 de agosto. Todas as partidas da primeira fase serão às 16h40 na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra.

Confira os convocados:

Goleiros: César Almeida “Bombom” (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e Maik Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Armadores: Haniel Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo “Zé” (Wisla Plock-Polônia), Leonardo Santos (Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais: Diogo Hubner (São Caetano-SP), Henrique Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie-França).

Pontas: André Martins Soares “Alemão” (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs: Alexandro Pozzer “Tchê” (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco “Luigi”
Médico: Gustavo Rocha
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Massoterapeuta: João Batista Mariano
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Supervisor: Cássio Marques