Faltam 49 dias para a estreia do Brasil na competição
A Seleção Brasileira Feminina inicia a etapa final de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Itu Spa Sports, em Itu (SP). Faltam 49 dias para a estreia do Brasil na competição: no dia 3 de agosto, contra a China, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O primeiro dia de concentração foi de exames médicos, comandos pelo médio Nemi Sabeh e pelos fisioterapeutas Flávio Bryk e Amir Curcio. A equipe fez a avaliação em duas etapas: análise de movimento e de força muscular. Os trabalhos foram realizados pela primeira vez em janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), quando foram observados alterações nos padrões de movimento de algumas atletas e desequilíbrios musculares.
– As atletas mulheres têm mais propensão a ter lesões devido à alteração no padrão do movimento, muitas vezes sutis, 6 ou 7 graus. Após os resultados dos exames em janeiro, trabalhamos individualmente. Fizemos protocolos específicos de recuperação para cada jogadora. Com a seleção permanente conseguimos individualizar esse trabalho, o que certamente acelerar os processos – explicou Flávio Bryk.
Nesta terça-feira (14), as avaliações foram refeitas e, com os resultados, a equipe poderá analisar as jogadoras que evoluíram e as que ainda têm que trabalhar individualmente para até as Olimpíadas.
– Após as análises dos dados, vamos ver as atletas que conseguiram corrigir ou minimizar os desequilíbrios, que farão somente a manutenção com exercícios de prevenção de lesão, e as que ainda devem realizar um trabalho mais específico – concluiu o fisioterapeuta.
A semana segue com treinos técnicos, táticos e físicos no Itu Spa Sports. Nas Olimpíadas, o Brasil está no Grupo E, com China, Suécia e África do Sul.
