Seleção é uma das favoritas
A seleção brasileira feminina de vôlei iniciou com vitória a campanha rumo ao nono título do Grand Prix. Nesta SEXTA-FEIRA (06.08), a equipe comandada pelo bicampeão olímpico José Roberto Guimarães derrotou a China Taipei por 3 sets a 0 (25/15, 25/19 e 25/12), em 1h01 de jogo, em partida realizada no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos (SP), e válida pela primeira rodada do Grupo A da competição. Itália e Japão, outros integrantes da chave, encerrarão a rodada nesta sexta, a partir das 13h.
Com a vitória na estreia, o Brasil soma seus primeiros três pontos na competição, enquanto a equipe asiática segue sem pontuar. Na segunda rodada do Grupo, A, neste SÁBADO (07.08), o Brasil jogará contra o Japão, às 10h, em partida que será transmitida ao vivo pelas TVs Globo e Bandeirantes. Às 13h, a China Taipei enfrentará a Itália.
A central brasileira Thaisa foi a maior pontuadora da partida, com 10 pontos assinalados – oito no bloqueio e dois de ataque. A oposto da China Taipei Chen marcou oito pontos no jogo.
Mesmo com a pontuação elevada, Thaisa acredita que poderia ter ajudado ainda mais a equipe na partida.
“Tive dificuldades para marcar as atacantes de China Taipei no começo do jogo. Estava indo muito alto no bloqueio e o ataque delas passava por baixo dos meus braços. O Zé Roberto me ajudou e me pediu para saltar menos e a partir daí fui melhor no bloqueio. Mas poderia ter feito mais pontos”, comenta a meio-de-rede do Brasil, que justificou o placar mais apertado no segundo set.
“Elas melhoraram bastante o saque e nos criaram mais dificuldades do que nos outros sets”, analisa.
De volta ao time após ficar fora da edição 2009 do Grand Prix, a ponteira Jaqueline assinalou nove pontos no jogo. A atleta não escondeu a ansiedade pela reestreia na equipe.
“Estava um pouco nervosa no começo, principalmente por ter ficado fora no ano passado. Não joguei tão bem quanto gostaria, mas sabemos que precisamos melhorar nas próximas partidas, contra Japão e Itália. As japonesas são muito fortes e teremos muito trabalho para derrotá-las”, acredita.
O Jogo
A central Thaisa e a oposto Sheilla foram muito acionadas no primeiro set da partida e corresponderam às expectativas, marcando seis e quatro pontos, respectivamente. Em um ataque veloz da capitã Fabiana, o Brasil foi para o primeiro tempo técnico em vantagem: 8/3. Com Thaisa no bloqueio, a seleção brasileira marcou 16/5 e ficou muito próxima da vitória na primeira parcial, que foi confirmada após um saque para fora de Liao: 25/15.
O segundo set começou de maneira diferente e as asiáticas passaram à frente no placar pela primeira vez no jogo com dois ataques consecutivos da central Wen e um erro de recepção da ponteira Jaqueline: 7/4. Diminuindo as falhas, o Brasil voltou ao jogo e retomou a liderança em 11/10, com Fabiana, no bloqueio. Com maior tranquilidade, a seleção campeã olímpica abriu 16/12, antes de fechar o segundo set em 25/19, com Paula atacando.
O Brasil iniciou o terceiro set da partida com Paula, Natália e Adenízia entre as titulares, nos lugares das campeãs olímpicas Mari, Sheilla e Fabiana. Bem posicionada na defesa e eficiente na definição dos contra-ataques, a seleção rapidamente abriu 8/0, com Natália bloqueando. Sem dar chances às asiáticas, e já com Fabíola também em quadra, o Brasil foi para o segundo tempo técnico com 16/4 no placar, após um potente ataque de Paula. No fim, a mesma Paula explorou o bloqueio para confirmar a vitória brasileira em 25/12.
O bloqueio foi o principal diferencial brasileiro na partida. Neste fundamento, o Brasil conseguiu 17 de seus pontos, enquanto as asiáticas marcaram apenas seis pontos. No ataque, vantagem de 33 a 17 para o Brasil. China Taipei marcou cinco pontos de saque, contra quatro das brasileiras.
EQUIPES
BRASIL – Dani Lins, Sheilla, Mari, Jaqueline, Fabiana e Thaisa. Líbero – Fabí.
Entraram – Fabíola, Natália, Paula, Adenízia e Joycinha
Técnico – José Roberto Guimarães
CHINA TAIPEI – Yen, Chen, Teng, Wu, Wen e Tsai. Líbero – Yang.
Entraram – Liao e Hsieh
Técnico – Norisama Sakakuchi
