Erika já se integrou ao grupo canarinho em São José dos Campos
As pivôs Érika de Souza, do Atlanta Dream, e Damiris Dantas, do Minnesota Lynx, iniciaram, nesta semana, os treinos com a Seleção Brasileira Adulta, que se prepara para o 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro.
As duas pivôs que disputavam uma vaga nos playoffs da WNBA são os reforços do grupo comandado pelo treinador Luiz Augusto Zanon, que se prepara no ginásio do ADC General Motors (Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama), em São José dos Campos (SP), até o dia 18 de setembro.
A experiente pivô Érika de Souza, de 32 anos e 1,96m, destacou a expectativa para os treinamentos em São José dos Campos e para a disputa do Mundial da Turquia.
“A minha expectativa é sempre a mais positiva. Estou aqui para ajudar as meninas no que for possível e trazer um pouco da minha experiência para o grupo. Os treinos estão bastante fortes e vejo que é uma equipe cheia de gás e renovada. Sabemos que aqui ainda há muita coisa para crescer, muito trabalho a ser feito, mas as meninas evoluíram bastante. Elas tiveram a oportunidade de enfrentar grandes potências como França e Austrália e jogaram de igual para igual. É um grupo que pode trazer bons resultados para o Brasil”, destacou Érika.
Para Damiris, que fez sua estreia na temporada 2013/14 da WNBA, a equipe nacional precisará mostrar muita raça para buscar bons resultados na competição. A pivô de 21 anos acredita ainda que pode passar muitos ensinamentos da experiência que já conquistou defendendo o Minnesota Lynx.
“É um grupo novo, mas bem experiente. A gente já viajou bastante e disputamos muitos campeonatos juntas. É um grupo que está com muita vontade e isso é o mais importante. Aprendi muita coisa nessa temporada. Agora tenho que por em prática e passar para as meninas, desde a intensidade dos movimentos como a de jogos. Teremos que ter raça para buscar as vitórias na competição e estou muito confiante, pois temos potencial para isso”, comentou Damiris.
O embarque para a Turquia está marcado para 20 de setembro, às 16h45 de Brasília, no voo da Lufthansa (LH 505), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O Brasil está no grupo “A” do Mundial, com sede em Ancara, e terá como adversários na primeira fase: a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade
Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 23 anos – 1,92m – São José Desportivo (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP) – RJ
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA) – PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – América Basquete Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,80m – América Basquete Recife (PE) – SP
Vanessa Fausto Gonçalves – Ala/Pivô – 20 anos – 1,85m – Basketball Santo André (SP) – SP
Média de Idade: 24,7 anos / Média de Altura: 1,81m
