A delegação do Japão é a segunda a visitar a capital alagoana, visando-a como Centro de Treinamento durante a Copa 2014. Nesta quarta-feira (27), representantes da Fifa e integrantes da delegação asiática realizaram uma visita técnica para avaliar os estádios e outros serviços turísticos de Alagoas.
O secretário-chefe do Gabinete Civil e presidente do Comcopa Alagoas, Álvaro Machado, ressaltou que esta foi uma visita de suma importância dentro do esforço para trazer uma seleção de grande porte para Maceió, já que quem escolhe o seu Centro de Treinamento são as próprias seleções. Segundo ele, despertar o interesse da delegação do Japão demonstra que Alagoas está no caminho certo.
“Estamos oferecendo o que temos de melhor para todas as delegações, no sentido de trazer para Alagoas um grupo que aqui se sinta confortável e bem recebido, e que aqui também ajude a projetar o nosso Estado no cenário turístico internacional”, afirmou Álvaro Machado.
Mesmo não assumindo a posição de sede para a realização do evento, o Estado está geograficamente bem localizado entre algumas sedes selecionadas, como Salvador, Recife e Natal. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, Alagoas apresenta um cenário bastante positivo para atuar como Centro de Treinamento.
“Com uma rede hoteleira das mais modernas do Nordeste, a boa estrutura do Estádio Rei Pelé e a grande disponibilidade no Aeroporto Zumbi dos Palmares, – que poderá receber 17 aeronaves ao mesmo tempo, caso seja necessário -, será bem possível que outras delegações também se interessem em nos visitar”, explica. Segundo Novis, a visita não garante que a delegação vai, de fato, treinar na capital em 2014, “mas estamos com grandes expectativas”, garante.
Turismo na Copa 2014
Em Alagoas, as praias trabalhadas para receber turistas durante a Copa 2014 estão nos municípios chancelados pelo Ministério do Turismo, que são: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio e Paripueira, no Litoral Norte, e Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, no Litoral Sul.
A ideia do MTur é incentivar os visitantes a conhecerem os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. São 88 produtos e 184 destinos brasileiros em municípios distantes até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) dos palcos do Mundial.
De acordo com estudos do MTur, cada estrangeiro realizará em média três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Nesse período, deverão circular pelo Brasil um total de 600 mil estrangeiros e três milhões de brasileiros, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas.
Divulgação
O País passa por um momento de divulgação e posicionamento mundial com a Copa 2014 e as Olimpíadas em 2016. Pensando nisso, a Setur-AL preparou uma campanha específica para o evento, chamada de Alagoas: As praias da Copa.
Segundo Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur, a estratégia, lançada em fevereiro desse ano, é para que não só as seleções venham, mas os turistas também.