A seleção de Gana poderá escolher Maceió como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo 2014. O interesse da delegação ganense em adotar a capital alagoana é real, mas ainda não foi assinado nenhum contrato oficial para que a informação possa ser considerada um fato. A data limite para a assinatura do contrato entre o Governo do Estado de Alagoas, a Fifa e a seleção é o dia 31 de janeiro próximo.
Sites internacionais apontam a preferência de Gana – inclusive os deste país – por Maceió para a competição mundial. O Governo do Estado está confiante de que as negociações se concretizem, afinal, Gana é uma seleção em ascensão no esporte, carismática e uma das maiores forças do futebol africano.
Gana venceu por quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982. Além disso, participou por duas vezes da Copa do Mundo, em 2006 e 2010.
“Será um prazer para o nosso Estado receber a seleção de Gana durante a Copa do Mundo de 2014, mas é preciso um posicionamento oficial. Ou seja, precisamos da assinatura do contrato para que possamos confirmar as expectativas em torno das especulações”, afirmou Álvaro Machado, secretário-chefe do Gabinete Civil e presidente do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Seleções da Copa do Mundo 2014.
O Estado já recebeu a visita de 10 seleções: Noruega, Inglaterra, Japão, Irã, Holanda, Portugal, Honduras, Colômbia, Gana e Grécia.
Comcopa Alagoas
O Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas) foi criado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 14.090, do dia 10 de junho de 2011.
Seu objetivo é viabilizar a montagem de estruturas e criar condições para que Maceió se constitua em Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e liderar a articulação entre entidades públicas e privadas envolvidas com o projeto de tornar o Estado de Alagoas um dos CTS do evento esportivo, o que inclui a coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações e projetos aprovados.
O Comcopa é presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, e composto pela Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol (FAF), pelos secretários de Estado da Educação e do Esporte, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Infraestrutura, da Defesa Social, da Saúde e da Comunicação, além do secretário de Estado Adjunto do Esporte.
