Seleção de Gana treina pensando na estréia diante dos Estados Unidos
Hospedada desde a noite de quarta-feira (11) em Maceió, a seleção de Gana realizou nesta sexta (13) o primeiro treino aberto ao público, no Estádio Rei Pelé. Com um bom número de pessoas, os Estrelas Negras treinaram para a estreia na Copa do Mundo, que acontece nesta segunda (16), diante dos Estados Unidos, na Arena das Dunas, em Natal.
Para conquistar o carinho do povo, assim que subiram ao gramado os jogadores distribuíram bolas e camisas para as arquibancadas, levando o público ao delírio em cada objeto lançado. A torcida fez a festa cantando e gritando pelos atletas. Os astros Kevin-Prince Boateng, Michael Essien, Asamoah Gyan, Daniel Opare e os irmãos André e Jordan Ayew eram os nomes mais gritados pelo público.
Entre crianças, jovens e adultos, estima-se que mais de 4 mil pessoas estiveram no Rei Pelé para assistir ao treino. Um grupo de estudantes africanos marcou presença, cantando e dançando músicas da cultura africana e também gritando pelos jogadores.
A equipe ganesa trabalhou durante 1 hora e meia no gramado do Trapichão. Durante o treinamento, os jogadores comandados pelo técnico Kwesi Appiah realizaram um rápido trabalho físico e de fundamentos, como passe e cabeceio, e, logo após, um coletivo em campo reduzido com toques de primeira e, em seguida, apenas dois toques na bola.
Para finalizar, o treinador fez um trabalho conhecido como “Treino Alemão”, com os jogadores separados em três times. De um lado do campo, duas equipes se enfrentavam com a possibilidade de cada atleta dar somente um toque na bola. Uma tentava fazer o gol, a outra ultrapassar a linha do meio de campo. Quem conseguisse atingir o objetivo passava para o outro lado do gramado para enfrentar o time que estava na espera.
O presidente da Federação Ganesa de Futebol, Kwesi Nyantankuyi, conversou gentilmente com a imprensa e comentou, dentre outras coisas, a receptividade do público e o clima da cidade de Maceió.
“Adoramos a receptividade do povo, é gratificante para os jogadores receberem um carinho como esse. Sobre o clima, não temos dificuldade com o calor. No nosso país enfrentamos temperaturas até maiores que a que encontramos aqui”, disse o presidente.
Perguntado sobre a competição, Nyantankuyi colocou o grupo de Gana como sendo o maior obstáculo da seleção na Copa e o classificou como o Grupo da Morte, mas destacou que o time está confiante.
“Estamos no Grupo da Morte. Não temos adversário fácil. A seleção dos Estados Unidos quer revanche, já que os vencemos em 2006 e 2010, os portugueses tem o melhor jogador do mundo e a Alemanha é uma seleção fantástica. Mas temos um bom time e acreditamos sim na classificação”.
Gana está no Grupo G, ao lado de Estados Unidos, Portugal e Alemanha. Os Estrelas Negras estreiam na próxima segunda-feira, às 19h, contra a seleção americana, na Arena das Dunas, em Natal.
