Adrianinha, Debora e Tainá são as armadoras da Seleção
Sob o comando do treinador Luiz Augusto Zanon e do assistente técnico Cristiano Cedra, a Seleção Brasileira Adulta Feminina iniciou, nesta segunda-feira (dia 15), a última semana de treinamentos no ginásio do ADC General Motors (Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama), em São José dos Campos (SP).
A equipe nacional embarca no próximo sábado (20) para a disputa do 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro.
No comando da armação da Seleção Brasileira estão Adrianinha Moisés, Tainá Paixão e Débora Costa. As três atletas são as responsáveis pela organização da equipe e uma espécie de técnicos dentro da quadra. Titular do trio, Adrianinha, de 35 anos e 1,65m, é a mais velha e experiente do grupo e falou sobre o legado que deixa na posição.
“É uma honra passar a minha posição para meninas com tanto potencial. Eu também aprendo muito com a juventude delas. Procuro passar a seriedade dos treinamentos, a valorização que devemos ter em usar a camisa da seleção e a importância de estar representando uma nação. O principal que converso com elas é essa oportunidade que estão tendo e que eu também tive quando comecei na seleção. É o primeiro passo de uma nova geração, pois são elas que vão ocupar esse lugar nos próximos anos”, analisou Adrianinha.
As armadoras estão sendo as responsáveis em passar para as pivôs Érika de Souza, Damiris Dantas e Nádia Colhado, que se juntaram ao grupo apenas nesta última fase, as jogadas táticas que foram ensinadas pelo treinador Zanon.
“É muito bom poder fazer esse papel para meninas que possuem a experiência delas. É gratificante. Eu tento passar tudo o que sei, auxiliar nas jogadas, corrigir alguma coisa quando precisa e principalmente aprender com todas elas. As meninas estão bastante abertas e isso me ajuda na comunicação. Esse processo facilitou a adaptação das que chegaram e também no entrosamento que estamos ganhando a cada dia”, pontuou Débora, que defende a equipe do São José Desportivo (SP).
Seleção treina com 13 jogadoras
A comissão técnica liberou dos treinos em São José dos Campos (SP) a atleta Vanessa Gonçalves, a Sassá, do Basketball Santo André (SP). A ala-pivô sofreu uma entorse no joelho esquerdo e seguirá com o tratamento na cidade do ABC Paulista. A definição das 12 jogadoras que irão defender o Brasil no Mundial da Turquia acontece nesta terça-feira (16), na parte da tarde
