Em preparação para o próximo Campeonato Internacional de Ginástica Rítmica, que acontecerá em Atenas, na Grécia, as atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica estão treinando no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), cedeu o espaço para os treinos da seleção durante a reforma e climatização do Centro de Treinamento, que fica anexo à Arena Batistão, também na capital.
Enquanto a sede recebe melhorias, as meninas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica não deixaram o ritmo diminuir. Sob a orientação da coreógrafa Bruna Martins e da treinadora Camila Ferezin, elas intensificaram os treinos no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O local temporário, embora diferente da rotina usual, oferece as condições necessárias para manter o alto padrão de treinos e preparação física.
A coreógrafa Bruna Martins falou sobre a importância da continuidade dos treinos e da ansiedade para a conclusão da reforma. “A estrutura do Constâncio é perfeita; são quatro quadras que ficam dispostas aqui no ginásio todo, tem bastante espaço, os vestiários são amplos, as salas de fisioterapia já possuem ar-condicionado, temos todo esse suporte. A gente conseguiu montar toda a nossa estrutura, a barra longa, com espaço para as meninas poderem executar os movimentos, e está sendo muito bom. Estamos ansiosas, porque essa climatização sempre foi muito esperada e sonhada. Como Aracaju é quente, as meninas sofriam um pouco. Estamos bastante esperançosas que fique pronto logo, também para a gente retornar para a nossa casa, para o nosso Centro de Treinamento. O importante é que não precisamos parar os treinos durante a obra, já que o Estado cedeu esse espaço”, disse a coreógrafa Bruna.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemorou a reforma do Centro de Treinamento e destacou a preocupação com a continuidade dos treinos. “Este é um ano muito importante para a ginástica brasileira, ano de Olimpíadas, e as nossas atletas têm reais chances de medalhas. Estamos trabalhando para garantir melhores condições de treino para as atletas diariamente e, enquanto isso, disponibilizamos o Constâncio Vieira para que elas pudessem treinar, com bastante espaço e uma estrutura adequada. O Governo de Sergipe deu esse incentivo para que a seleção não ficasse sem lugar para os treinos durante a reforma, pois sabemos da importância dessa constância nos treinos”, explicou a secretária.
A reforma
A reforma e climatização do Centro de Treinamento da Ginástica Rítmica Brasileira estão orçadas em R$554.608,50, com prazo de execução de até 180 dias, incluindo a ampliação do vestiário feminino, com implantação de hidromassagem e tratamento das atletas, construção de sala médica, sala de reunião e administração, ampliação da cozinha, instalação de dez equipamentos de ar condicionado para climatização do ginásio, climatização das salas administrativas e refeitório, revisão da cobertura com implantação de manta das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de forro PVC em todo o ginásio e pintura geral do ginásio. Os serviços serão realizados pela empresa vencedora do processo licitatório, com a fiscalização da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).