×

Esporte

Seleção: Brasil tem teste importante diante da França, em Paris

Alexandre Pato é esperança de gols do Brasil diante da França

Tentando acabar com um longo e incomodo tabu sem vitórias diante da França, que já dura quase dezenove anos, o técnico Mano Menezes vai usar o amistoso de logo mais no Stade de France, na terra de Napoleão, às 18h (horário de Brasília), como uma prova de fogo para a Seleção Brasileira, visando a Copa América, que será disputada em julho, na Argentina.

Essa competição será o primeiro torneio oficial do técnico canarinho, que assumiu o comando da equipe pentacampeã mundial após o fracasso da mesma na Copa do Mundo da África do Sul, realizando apenas partidas amistosas até aqui.

Algumas novidades devem acontecer na tarde de hoje em Saint Demis. Os meias Renato Augusto e Hernanes serão os primeiros sabatinados em campo por Mano Menezes. Ouros que passarão pelo mesmo processo seletivo devem ser o atacante Hulk, o zagueiro Breno e o meia Jadson, que deverão ser testados pelo técnico durante essa partida.

“Foi um grande presente, acho que o melhor da minha vida. Agora é aproveitar a oportunidade. Procuro estar preparado, não importa se para jogar cinco minutos ou até o final”, disse o neófito Renato Augusto, destaque do Bayer Leverkusen no Campeonato Alemão.

Atualmente com 23 anos completados ontem, o meia é empresariado por Carlos Leite, o mesmo procurador do técnico da seleção. O ex-jogador do Flamengo foi escalado como titular já em seu primeiro treino com o time brasileiro.

“É o jogo da minha vida e que pode ficar para sempre marcado. O frio na barriga é grande, mas estou pronto”, contou o meia em Paris.

Apresentando-se com o olho direito roxo, Hernanes deverá jogar mais adiantado, bem próximo da dupla de ataque que será formada por Alexandre Pato e Robinho, jogadores que vem obtendo sucesso com a camisa do Milan, na disputa do “Calccio”.

“Esse olho ficou assim durante o jogo do final de semana na Itália, mas não tem problema nenhum. A vida é assim. Tenho que estar prontos para as oportunidades”, afirmou o ex-são-paulino, minutos antes de entrar no gramado do Stade de France, palco da trágica derrota da seleção para os franceses na final da Copa do Mundo de 1998, quando na ocasião houve o mal-explicado episódio da convulsão de Ronaldo Fenômeno.

Para essa partida diante da França, Mano deixou os jogadores que atuam no país de fora. O comandante afirmou que os atletas estavam fisicamente mais fracos por causa do início da temporada nacional.

Ontem, ele voltou a assegurar que pretende contar com Paulo Henrique Ganso, Kaká e Ronaldinho nas próximas convocações. Até a disputa da Copa América, teremos dois amistoso em março. Os adversários ainda não foram definidos, mas vamos avaliar esses atletas, disse Mano.

Logo em seguida, a seleção volta a se reunir na véspera do torneio sul-americano para realizar mais dois confrontos com o grupo fechado para a competição. Um dos jogos será contra a Holanda, no Brasil. A cidade ainda não foi definida.

Ficha Técnica

França: Lloris; Sagna, Rémy, Mexes e Abidal; Diarra, M’Villa, Gourcuff e Menez; Benzema e Malouda.

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato.

Local: Stade de France, em Saint-Denis (França)

Data: 09/02/2011.

Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha). Auxiliares: Jan-Hendrik Salver e Detlef Scheppe (ambos da Alemanha).