Seis municípios já decretaram estado de emergência em Alagoas por causa das chuvas que tem provocado enchentes e deslizamento de barreiras. Até este sábado (30), foi registrada uma morte e várias pessoas já estão desabrigadas.
De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos e prefeito de Paripueira, Abrahão Moura, já declararam calamidade os municípios de Novo Lino, Colônia Leopoldina, Jundiá, São Luiz do Quitunde, União dos Palmares e Campestre.
“De ontem para cá, seis municípios chegaram neste estado de emergência. Ainda não sabemos quantas pessoas podem estar desabrigadas porque esse ainda está sendo feita uma avaliação junto à Defesa Civil sobre os estragos causados”, relatou o presidente da AMA.
Durante o Dia D da Vacinação contra a Gripe, promovido hoje em Paripueira, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Toledo, assegurou ao prefeito que as secretarias já estão se mobilizando para prestar socorro às vítimas das enchentes.
“Nós já deixamos, desde já, disponibilizadas caminhonetes, medicamentos e correlatos. Além disso, caso necessário, também haverá a presença de equipes da secretaria de saúde para as cidades que precisarem”, explicou Toledo.
“Nós entramos em contato com a Defesa Civil Estadual, que nos apresenta a demanda. No entanto, nessas situações, se os coordenadores da Defesa Civil municipais entrarem em contato direto conosco, também iremos atender. Não pode haver burocracia em casos de emergência como esse”, afirmou.
