Aulas em Feliz Deserto têm duas semanas de duração
As beneficiárias do residencial Divaldo Suruagy, do município de Feliz Deserto, estão tendo a oportunidade de se capacitar no Curso Básico de Cabeleireira promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Iniciado esta semana, o curso tem carga horária de 40 horas e atende 20 futuras proprietárias do conjunto habitacional.
O curso profissionalizante faz parte das ações realizadas paralelamente às obras habitacionais do Estado e tem o objetivo de propiciar a geração de emprego e renda aos proprietários. Em Feliz Deserto, 137 famílias de baixa renda serão beneficiadas com novas moradias.
De acordo com diretora de Projetos Sociais da Seinfra, Teresa Medeiros, as famílias beneficiadas com as moradias passarão a ter despesas com a manutenção do lar, bem como com a utilização de serviços básicos, como água, energia e esgoto. “Por isso, o empenho do Governo em proporcionar a oportunidade de capacitação, que, somada ao interesse de cada beneficiário na busca de alternativas que aumentem a renda familiar, devem garantir a qualidade de vida nos residenciais”, explica Teresa.
A superintendente de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, lembra a necessidade da promoção de mudanças significativas à população. “A equipe social da Seinfra está compromissada com a qualidade do produto oferecido às populações por meio dos projetos desenvolvidos, porque é importante que as nossas intervenções promovam mudanças significativas contribuindo na direção da inclusão social”, esclarece Angela Paim.
Com instrutores do próprio município, as aulas em Feliz Deserto têm duas semanas de duração e abrangem, além de corte de cabelo e escova, orientação de relacionamento interpessoal, de profissional com cliente, apresentação e comportamento. Na capacitação, está incluída a distribuição de apostilas, kit de material e entrega de certificados. O encerramento das atividades está previsto para o dia 20 deste mês.
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, a forma de pensar as ações estruturantes evoluiu garantindo sustentabilidade social às obras. “Falar de infraestrutura hoje em Alagoas é falar em desenvolvimento social e econômico, é a ampliação da qualidade de vida. Por isso todas as nossas obras são acompanhadas por equipes preparadas para garantir a assistência social necessária aos beneficiários”, avalia.
O próximo curso profissionalizante a ser realizado pela secretaria no município será o de Doces e Salgados. Também com carga horária de 40 horas e 20 vagas, o curso será iniciado no mês de setembro. As inscrições estarão disponíveis aos interessados em agosto.
Habitação
A construção do residencial é resultado de mais uma parceria entre o governo estadual, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), a Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Feliz Deserto. A obra faz parte das ações estruturantes de redução do déficit habitacional no Estado.
As casas são destinadas a famílias de baixa renda, com renda mensal de até um salário mínimo. Cada unidade habitacional será entregue com sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de infraestrutura completa, com o fornecimento de energia elétrica, água e esgotamento sanitário.
