×

Sergipe

Seides realiza Oficina de Capacitação sobre Prontuário Suas

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza nesta quarta-feira, 19, e amanhã, 20, a Oficina de Capacitação sobre o prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento tem como objetivo preparar os técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializa de Assistência Social (Creas) a utilizarem esse instrumento que auxilia e orienta a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.

O intuito também é criar, através da utilização do prontuário, um registro mais preciso de informações, possibilitando a melhoria dos serviços prestados aos usuários do Suas. De acordo com a gerente de Proteção Social Básica do Departamento de Assistência Social da Seides, Shauna Nunes, a capacitação aproximará assistentes sociais e psicólogos do parâmetro nacional estabelecido para registrar os atendimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social. “A expectativa é que a capacitação desses profissionais para o uso do prontuário contribua com a qualificação do atendimento. Afinal, se esse registro é feito com mais cuidado e de forma mais consistente conseguimos resgatar a história dos usuários e avançar no atendimento”, ressalta.

A oficina contou com o auxílio de profissionais de alguns municípios sergipanos, que já participaram da capacitação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que agora são multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Um desses multiplicadores é a assistente social e coordenadora do Creas Viver Legal, em Aracaju, Vilma Teixeira Bastos. Para ela, é uma satisfação poder contribuir com o processo de melhoria no Sistema Único de Assistência Social. “Enquanto profissional é muito bom transferir os meus conhecimentos para os outros colegas da área. Espero contribuir e aprender ainda mais com essa capacitação, afinal, o trabalho desempenhado pelos profissionais é fundamental na melhoria da qualidade de vida dos usuários do Suas”.

A psicóloga do Cras II, do Povoado Candeias, em Moita Bonita, Maria Beatriz Albuquerque Farias, reconhece como necessária a padronização do registro de dados dos usuários do Suas. “Temos uma demanda muito grande nos Cras e Creas, além de profissionais que acabam registrando as informações de maneiras diferentes, gerando em algumas situações a incompreensão do caso. E é justamente para alinhar essas informações e torná-las compreensíveis para todos os profissionais que acompanham o caso que surge esse prontuário. Sem dúvida a coleta de dados se torna mais precisa e o atendimento mais adequado”.