×

Sergipe

Seides realiza assessoramento sobre assistência social em Glória

Objetivo do assessoramento é dirimir dúvidas do corpo técnico da Prefeitura

Nesta terça-feira, 13, técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides) estiveram no município de Nossa Senhora da Glória com o objetivo de assessorar e dirimir dúvidas do corpo técnico da Prefeitura sobre projetos nas áreas de assistência social, segurança alimentar, agricultura e desenvolvimento sustentável.

O encontro, que ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, é fruto de uma solicitação do prefeito Francisco Nascimento, conhecido como Chico do Correio, que esteve no gabinete da secretária Eliane Aquino no último dia 6 de maio, ocasião em que a secretária, de imediato, designou que uma equipe da Seides prestasse assessoramento ao município, estreitando os laços entre Governo e Prefeitura, fomentando as políticas de inclusão e de assistência social.

Sob a coordenação do Departamento de Assistência Social (DAS), em parceria com os departamentos de Renda e Cidadania (DRC) e de Segurança Alimentar e Nutricional (Dsan) da Seides, a reunião foi aberta ao diálogo, principalmente no que concerne ao tema assistência social, amplamente discutido.

“Viemos apresentar e explicar o projeto dentro desses três âmbitos para vermos se o município desenvolve mais ações, contribuindo para o progresso local, enriquecendo o papel do assistente social para chegar com mais facilidade a quem precisa. A responsabilidade do Estado é prestar assistência, monitoramento, capacitação e cofinanciamento dos recursos estaduais para os municípios, e é isso que estamos fazendo hoje”, explica Kátia Cristina, gerente de Proteção Especial Social da Seides.

Satisfeita com a presença da Seides em Glória, a secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Ana Caroline Trindade dos Santos, destacou a parceria entre Estado e Prefeitura. “O objetivo é a gente estender essa união. A proposta foi lançada pelo prefeito e prontamente atendida por Eliane Aquino, o que, desde já, agradecemos. O Departamento de Assistência Social da Prefeitura está fazendo essa troca de informações para superarmos alguns obstáculos. Com isso, quebramos o cotidiano burocrático e evidenciamos a oportunidade de estarmos juntos e equacionarmos as dúvidas”.

Apresentações

O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, representado por Ivinariane Carvalho, iniciou a rodada de explicações para os profissionais do município destacando o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido em Sergipe pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o qual incentiva a agricultura familiar e combate a fome dos cidadãos em extrema pobreza. Foi destacada, ainda, a importância da Feira da Agricultura Familiar, através do apoio à comercialização ao agricultor familiar, que passa a vender seus produtos diretamente ao consumidor, criando frentes de comercialização para o escoamento da produção. Outro ponto enfatizado foi a distribuição de cestas de alimento a famílias que sofrem com períodos de estiagem.

Rafael Tavares, técnico do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) ilustrou a importância dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que são atividades produtivas desenvolvidas coletivamente, cuja produção caracteriza-se como de pequena escala e tem como principal fim reforçar a renda familiar, com foco no interesse social para melhorar a qualidade de vida das populações em vulnerabilidade social, numa parceria entre Seides e BNDES. Ele também elucidou o funcionamento dos cursos de qualificação profissional executados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, realizados através de convênio firmado com o Senac, Senai, Senar, IFS, Sest/Senat.

Representando o Departamento de Assistência Social, Shauna Nunes e Rita de Kássia abordaram o programa de erradicação do trabalho infantil, medidas socioeducativas em meio aberto e os serviços que são executados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da alta complexidade, do acolhimento da criança, idoso e pessoas em condições de rua. Foi detalhado, ainda, como executar o Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), que deve ser prestado exclusivamente pelo Cras, e Serviços de Convivência.

Expectativas

José Antônio Ferreira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Glória, está confiante. “A expectativa é excelente. As orientações vão atender ao homem do campo, ao jovem, ajudando a desenvolver as comunidades e associações. Tenho certeza que essa explanação vai influenciar bastante o nosso modo de fazer assistencialismo aqui”.
Leila Teles é psicóloga do Cras municipal e salientou o engajamento entre as equipes técnicas. “É uma fundamentação teórica que vai ajudar na prática. A equipe da Seides é capacitada e vai nos auxiliar, por exemplo, no acompanhamento familiar. É um momento de e aprendizado”.
Presenças

Participaram da reunião, coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); assistentes sociais e psicólogos; além do Conselho Municipal de Assistência Social, e a Diretoria de Orçamento e Planejamento (DPO) da Seides.