×

Sergipe

Seides promove curso de qualificação profissional na capital

Oportunidade para todos. Assim pode ser traduzido o curso de Bolos e Tortas que acontece no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), entidade que assiste pessoas com deficiência no bairro Santa Maria, em Aracaju. O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Programa Sergipano de Qualificação Profissional Novos Rumos, em parceria com o Senac, e tem um objetivo simples: qualificar pessoas, indistintamente, para que as portas do mercado de trabalho estejam abertas.

O curso tem carga horária total de 39 horas durante 10 dias, e realizado das 13h às 17h. Os alunos têm aula teórica de higiene e manipulação de alimentos, e depois a parte prática, que consiste na confecção dos bolos. A turma do Novos Rumos no Ciras já está em sua oitava aula, com previsão de encerramento para o próximo dia 4 de junho, quando receberão o certificado do Senac.

No total, são 15 alunos, entre adolescentes e adultos, mas o que faz dessa turma um exemplo para todas as outras por onde já passou o Novos Rumos é que quatro deles são pessoas com algum tipo de deficiência. Mesmo assim, ao transcorrer do curso, mostraram capacidade e desenvoltura na confecção dos mais variados tipos de bolos e tortas, evidenciando que também são capazes e comprometidos. “Estou gostando muito do curso. Aprendi a fazer bolos. Em casa já estou fazendo também, na companhia de minha irmã. No São João vou providenciar mais bolos lá pra casa”, conta a aluna Verônica Santos Leite.

Já o estudante do Projovem, Marcelo Augusto, conta com orgulho que está ajudando a mãe em casa. “Ela faz e vende bolos. Mas aprendi a fazer aqui e estou repassando mais técnicas quando chego em casa. Minha mãe é muito exigente. Bom, mas ela já aprovou o modo de fazer que trouxe do curso”.

Para o técnico do Departamento de Renda e Cidadania da Seides e coordenador do Programa, Melquíades Freitas, o Ciras é mais uma instituição parceira do Novos Rumos. “Estamos já no final do curso e mais uma turma obteve êxito. A instituição cumpriu com todas as contrapartidas, os alunos compareceram, mas com um diferencial: quatro alunos com necessidades especiais e tudo transcorreu bem. O objetivo é abrir mais cursos para o Ciras, não só para as pessoas assistidas, mas para os pais ou qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em participar”.

Surpresa e Satisfação

A instrutora de formação profissional do Senac, Caroline Dantas, elogiou a turma e confessou estar feliz por ter contribuído na aprendizagem do alunos. “Eles mostraram que são competentes como qualquer ser humano. Foi uma surpresa muito boa, porque nunca tinha trabalhado com esse público. Estão de parabéns”, elogia a instrutora.

A assistente social do Ciras, Soênia Andrade Nunes Dias, disse que, além do curso ser um item a mais no currículo, é uma ferramenta de autocapacitação. “Para as pessoas com deficiência, por exemplo, se torna uma autonomia a mais para eles se tornarem úteis e capazes. Essa estimulação é muito gratificante. São pessoas muito mais responsáveis”.

Novos Rumos

O programa de qualificação profissional atende, prioritariamente, cidadãos que se encontrem em situação de extrema pobreza e estejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico). O intuito é levar mais formação e oportunidades para aqueles que mais precisam, tendo como meta a inclusão social pelo direito e pela renda e estimulando a autonomia e o desenvolvimento dos participantes através de sua inserção no mercado de trabalho.

Os cursos disponibilizados pelo programa são ofertados através de convênio firmado pela Seides com o Sistema S e estão em consonância com a demanda apontada pelo empresariado sergipano, sendo divididos em três áreas: construção civil, prestação de serviço e inclusão digital.

Somente para 2014, já foram contratados cursos para o atendimento de 3120 pessoas, com possibilidade de ampliação para 3980, de acordo com a demanda da população. Desde 2009, mais de 12 mil já passaram pelos cursos profissionalizantes ofertados pela Seides.