×

Sergipe

Seides participa do lançamento do Censo Social do MP

O Ministério Público de Sergipe realizou nesta sexta-feira, 20, o lançamento do Censo Social do Conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana, Zona Sul da capital. O evento foi realizado no Colégio Manuel Franco Freire e contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino. Inspirado na experiência adquirida com o Censo Educacional, o novo projeto do MP de Sergipe vai colher dados e, a partir deles, articular soluções para os problemas que forem encontrados na região.

O Censo Social é dividido em três etapas: o Pré Censo, o Censo propriamente dito e o Pós Censo. A primeira etapa já foi realizada e trata da definição do bairro a ser visitado, das áreas de atuação de cada Promotoria e da divulgação massificada do evento. No Pós Censo, baseada nos relatórios confeccionados durante o Censo, será elaborado um plano de ação.

De acordo com o procurador geral de Justiça, Orlando Rochadel, o Censo Social conta com a participação de procuradores e promotores de Justiça voltados para a obtenção do diagnóstico dos principais problemas que atingem uma determinada comunidade.

“O projeto envolve todo o Ministério Público e é mais extenso do que o Censo Educacional. A Promotoria dos Direitos à Saúde estará presente para constatar os problemas relacionados à saúde da comunidade. A Promotoria do Meio Ambiente verificará como está sendo tratado o meio ambiente, o Controle Externo da Atividade Policial visitará delegacias para avaliar a segurança pública da localidade”, ressaltou.

A secretária Eliane Aquino reforçou a importância da união de esforços para diagnosticar os problemas das comunidades. “Torço para que o censo mostre que poucas pessoas estão fora da escola. Dados nacionais relatam que a grande maioria das crianças brasileiras frequenta a escola. Agora, precisamos conhecer que tipo de educação é essa. Com o trabalho realizado no Censo, Sergipe só tem a ganhar”.

A secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Pereira Araújo destacou a relevância do Censo Educacional no conjunto Santa Lúcia. “Durante a pesquisa, faremos um levantamento de dados das pessoas que estão fora do sistema de ensino, inclusive aquelas com necessidades especiais. Esse será um trabalho refinado e bem planejado para que possamos desenvolver ações eficazes”.

O evento contou ainda com as presenças da ex-procuradora geral de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça, do presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, da deputada estadual Maria Mendonça, além da equipe de promotores do MP.