A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e apoio da Prefeitura de Santa Luzia do Itanhy, realizará no período de 24 a 27 de fevereiro a ação “Sergipe Mais Justo”. Contando com a presença do CEAC Móvel, a ação consistirá na oferta dos mais diversos serviços aos cidadãos sergipanos moradores da localidade, tendo como público prioritário as comunidades Quilombolas.
O objetivo é levar a essas comunidades o acesso às políticas públicas oferecidas pelo Governo do Estado. Por meio do CEAC Móvel, serão ofertados mais de 80 serviços de 17 órgãos públicos. A Seides também oferecerá o serviço de Busca Ativa, que consiste em identificar e inserir no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal os moradores das localidades atendidas, em especial àqueles que se encontram em situação de pobreza e que façam parte de Comunidades Quilombolas. Além do Busca Ativa, os moradores poderão contar com outros serviços, como emissão de Carteira de Identidade (o cidadão deverá levar sua foto 3×4), CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, serviços ligados ao INSS (a exemplo da inscrição do trabalhador rural, contagem de tempo de serviço e agendamento de benefício), dentre outros.
Todos os serviços serão oferecidos através da unidade móvel do CEAC e da unidade móvel de inscrição no Cadastro Único, que ficarão em frente ao Centro Cultural de Santa Luzia do Itanhy. Para facilitar o acesso dos moradores dos povoados à sede do município, serão disponibilizados transportes para todas as comunidades beneficiadas pelo Sergipe Mais Justo.
O atendimento a essas comunidades será realizado em dias específicos: povoado Crasto no dia 24, comunidade Rua da Palha no dia 25, povoado Cajazeiras no dia 26 e a comunidade em geral será atendida no dia 27.
