Na tarde de quinta-feira, 24, a secretária de Estado da Inclusão, Eliane Aquino, e o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, assinaram convênio autorizando o repasse de R$270 mil do Governo de Sergipe, por meio da Seides, para a construção de dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no município, um na sede da cidade e o outro no povoado São José.
Realizada com a sensação de mais um dever cumprido, a secretária de Estado da Inclusão, Eliane Aquino, se colocou à disposição para continuar auxiliando e apoiando os gestores de Japaratuba nas iniciativas de inclusão e de assistência social. “O nosso papel, através dos projetos e programas, é oferecer mais dignidade, renda e cidadania para todos os sergipanos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e a construção desses CRAS representam um avanço na qualificação dos serviços prestados à comunidade de Japaratuba, que terão mais oportunidades de acesso aos serviços na área da assistência social”, ressaltou.
A secretária ressaltou ainda que a equipe da Seides permanece à disposição para auxiliar o município quanto à formação das equipes que atuarão nos novos equipamentos e acrescentou o desejo de que outras parcerias diretas entre os programas da Secretaria e o município sejam firmadas, especialmente em relação aos que atuam nos eixos de geração de renda e cidadania, por meio de ações de qualificação profissional, e de segurança alimentar e nutricional, especialmente através de atividades que fortalecem a agricultura familiar e melhoram a qualidade de vida do pequeno produtor.
Presente no ato da assinatura do convênio, a secretária Adjunta da Inclusão, Maria Luci Silva, também aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do município para disseminar entre os pequenos produtores da região a importância de buscarem a inserção em projetos que promovam sua autonomia, a exemplo da participação nos Editais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais, que será lançada ainda no primeiro semestre deste ano e contará com um investimento de R$ 6 milhões.
Para o prefeito municipal de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, esse é um marco conquistado pela cidade, por fortalecer a política de assistência social. “Estamos vivenciando um momento muito importante com a realização da assinatura desse convênio para a construção dos dois CRAS, em locais com uma grande concentração de habitantes. Além disso, outro avanço importante é a disponibilidade da Seides em ofertar qualificação profissional para a comunidade, pois, com a implantação do projeto Carnalita, contaremos com um mercado de trabalho que precisará de profissionais cada vez mais qualificados”, comemorou.
Sobre o Cras
O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Presenças
Também participaram do ato de assinatura o secretário Municipal de Assistência Social de Japaratuba, David Rodrigues Almeida, a diretora do Departamento de Assistência Social da Seides, Sônia Lima, e a diretora do Departamento de Renda e Cidadania, Heleonora Cerqueira.
