O presidente da Câmara de vereadores de Maceió, Galba Novaes de Castro (PRB), declarou na tribuna da “Casa Legislativa” que o governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) faz propaganda fantasiosa no tocante a Segurança Pública. Segundo o edil, os avanços na redução da criminalidade noticiados pelo chefe do executivo estadual não condizem com a realidade.
O forte discurso do vereador foi embasado no assassinato do sargento Cícero Soares de Melo que foi alvejado por dois criminosos no momento em que fazia um “bico” como segurança de uma padaria do bairro Santa Lúcia, em Maceió. Esse foi o segundo crime praticado contra militares, em menos de 15 dias, no Estado.
Na opinião do parlamentar, a violência em Alagoas só será reduzida quando o Governo começar a valorizar o policial. Ainda segundo Galba Novaes, o primeiro passo seria a aprovação do projeto ‘Bico Legal’, que prevê a compra da hora de folga de policiais militares que residem em Maceió.
O vereador entende que os policiais fazem o “bico” porque se sentem apertados em suas finanças devido aos baixos salários que recebem em Alagoas, um dos mais baixos do país, perdendo inclusive para Pernambuco e Sergipe.
Para o vereador, a compra por parte do Governo da hora de folga dos militares já existe em algumas cidades de outros estados e tem alcançado resultados satisfatórios no combate a violência. “Lutaremos para esse modelo ser adotado também aqui em Maceió. Defenderemos até o fim a legalização do Bico Legal”, finalizou.