×

Alagoas

Segurança Pública orienta agentes de segurança a cuidar da saúde mental

Seminário abordou temáticas como sintomas de alteração de comportamento e abordagem ao suicídio


Como parte das iniciativas da Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida, em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e seu Centro de Assistência Social (CAS), promoveu entre os dias 19 e 20 de setembro o Primeiro Seminário de Qualidade de Vida da PMAL.

O momento contou com palestras e oficinas que capacitaram os agentes para identificar possíveis traços de comportamento que evidenciem sentimentos como depressão e transtornos de bipolaridade, fatores que podem motivar a tentativa de suicídio. Além dessa iniciativa, o objetivo do Seminário foi despertar atitudes que contribuam para a saúde mental e uma melhor qualidade de vida.

O segundo dia do Seminário foi dedicado às oficinas, realizadas na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo (APMSAM), de forma simultânea. A presidente da Associação Alagoana de Psiquiatria, médica Suzana Bernardes, capacitou agentes de segurança que atuam no âmbito da assistência à saúde e psicossocial para identificação e manejo precoce do comportamento suicida. A capitã Larissa Omena, psicóloga do CAS, foi responsável pela capacitação de agentes multiplicadores em prevenção ao Suicídio.

Por meio do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP estão sendo desenvolvidas ações que presam pela saúde do trabalhador. O Seminário foi uma parceria com a PMAL que possui o CAS, setor da Corporação que presta atendimento psicossocial aos policiais militares que apresentem dificuldade de comportamento. A sede fica em Maceió, mas há também um serviço itinerante para busca-ativa, esclarecimentos e orientações aos policiais das unidades fora da capital.

Estratégias estão sendo discutidas para serem implantadas ações similares no Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial, como explica o chefe do Núcleo, Emerson Moura.

“O Núcleo foi implantado há dois anos e nesse tempo temos nos voltado a ações de conscientização para a promoção de saúde e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Nossa proposta é que cada órgão desenvolva uma cultura prevencionista para uma melhor qualidade de vida dos servidores”.

Com base no calendário anual de campanhas voltadas à saúde do trabalhador, o Núcleo desenvolve ações pontuais, a exemplo do Setembro Amarelo e do Outubro Rosa, que já tem ações previstas voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama.