Foi iniciado na manhã desta terça-feira, 7, o VII Encontro do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste (CONSENE) com a participação de gestores de segurança pública dos estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia e Ceará. O evento acontece no auditório do Xingó Parque Hotel, no município de Canindé do São Francisco. A superintendente da Polícia Civil de Sergipe, delegada Katarina Feitoza, que na oportunidade representa o secretário de segurança pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, abriu as discussões.
O encontro tem como objetivo primordial discutir, de maneira estratégica, as ações que visam a redução das práticas criminosas registradas nas divisas dos estados nordestinos, a exemplo de contrabando de armas, tráfico de drogas, roubos em agências bancárias e de cargas e recaptura de foragidos da Justiça. Um exemplo dessas ações diz respeito a operação “Divisa Segura”, que acontece de forma integrada nas divisas do estados nordestinos.
Para a superintendente Katarina Feitoza, a realização do evento em Sergipe é muito importante, visto que, o Estado hoje é considerado uma referência no tocante a assuntos inerentes a segurança pública. “É importante essas discussões acontecerem em Sergipe na medida em que estamos discutindo estratégias de integração entre as forças policiais e Corpos de Bombeiros para assim fortalecer o combate a crimes como tráfico de drogas e roubos de instituições financeiras. Para o nosso Estado, sediar um evento como esse nos orgulha muito, pois os nossos trabalhos são reconhecidos nacionalmente”, destacou.
Segundo o representante do CONSENE, coronel Wolgrand Lordão, as reuniões acontecem mensalmente para que possam ser discutidas ações futuras e resultados de operações realizadas anteriormente. “O evento tem como objetivo diluir as divisas desses estados para que as polícias possam atuar de forma integrada no combate a crinminalidade. Para isso soma-se os esforços da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além dos Corpos de Bombeiros. O último encontro aconteceu na cidade baiana de Paulo Afonso e na oportunidade foram revistas metas traçadas”, explicou o coronel.
Operação Divisa Segura
O principal resultado das discussões realizadas nas edições do CONSENE diz respeito a realização de ações nas divisas dos estados nordestinos denominadas “Operação Divisa Segura”. Essas ações policiais acontecem de forma programada e envolvem efetivos dos estados vizinhos envolvidos. “As ações acontecem mensalmente e os resultados são comunicados para os representantes do CONSENE através de relatórios. O próximo encontro acontece no mês de março no estado da Paraíba”, finalizou o coronel Wolgrand.
