×

Maceió

Segunda oficina cultural será realizada no início de setembro

Inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de formulário

No início de setembro, o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), realizam a segunda oficina cultural. Com o tema Elaboração de Projetos Audiovisuais, a oficina ocorre na próxima segunda-feira (1), das 18h30 às 21h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio de formulário disponibilizado no site da Prefeitura de Maceió.

A oficina será ministrada pela escritora, designer e produtora cultural Regina Barbosa, e tem como público-alvo pessoas que trabalham com o audiovisual. A oficina tem como proposta apresentar um panorama da economia criativa e da produção audiovisual, especificidades sobre projetos, noções básicas sobre as escolhas de formato, gênero e uso de tecnologia na produção audiovisual.

Na ocasião, a produtora Regina Barbosa também vai apresentar noções básicas sobre o que é roteiro, argumento, sinopse, esquema geral de um projeto audiovisual, análise do formulário, objeto do projeto, plano de produção e orçamento, além do uso de marcas nos créditos do filme e material de divulgação.

O presidente do CMPC, Clayton Santos, agradeceu a presença da comunidade na primeira oficina, realizada segunda (25), e convidou a todos a participar da próxima capacitação. “Fico muito feliz em ver que as pessoas estão buscando se capacitar. É importante este engajamento do segmento para que haja a institucionalização da cultura em Maceió”, disse Santos.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicíus Palmeira, comentou a importância das oficinas para a capacitação da comunidade. “Nós estamos esperando nossa segunda oficina. A primeira foi um sucesso e estamos trabalhando para que a segunda também seja. O nosso objetivo é capacitar a comunidade cultural”, disse o presidente.

O projeto

O Projeto Oficinas Culturais foi iniciado nessa segunda-feira (25) com a oficina Elaboração de Projetos Culturais. Para o vice-presidente do CMPC, Fernando Magalhães, a importância das capacitações e a necessidade em buscar subsídios para o desenvolvimento cultural são necessários para qualificar todos agentes envolvidos nos segmentos culturais.

“É importante que o setor cultural compreenda a importância de distribuir e descentrar as ações. É fundamental que existam pessoas jurídicas disponíveis para esses processos. Estamos, a partir dessas capacitações, buscando trazer subsídios para o desenvolvimento do setor”, reforçou Magalhães.