×

Alagoas

Segunda fase da Olimpíada de Matemática será neste sábado, 15

Estudantes da rede pública selecionados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) participarão da segunda fase do concurso no próximo sábado (15), das 14h30 às 17h30. As provas serão realizadas em escolas escolhidas como centros de aplicação, em torno de 130 unidades em todo o Estado. Cerca de 15 mil dos 370 mil alunos alagoanos inscritos, das redes públicas estadual, municipal e federal, farão o exame da última etapa da seleção.

Os participantes devem consultar o resultado da primeira fase no site www.obmep.org.br, onde constará, além da lista dos classificados de cada escola, os locais onde serão aplicadas as provas. A segunda fase da OBMEP é a última etapa da seleção, com concorrência entre todos os estados da federação.

“Na primeira prova da Olimpíada, os alunos concorrem entre si, na mesma escola. Nela, 5% dos participantes de cada unidade de ensino são selecionados para a segunda fase, onde a concorrência apresenta nível nacional. Os alunos aprovados nessa etapa serão os vencedores do concurso e receberão prêmios significativos”, explicou o coordenador da Olimpíada em Alagoas, Adelailson Peixoto.

Segundo Adelailson, as primeiras provas eram compostas apenas por questões objetivas, enquanto as que acontecerão neste sábado devem conter questões subjetivas.

Para o coordenador, “o evento tem como objetivo a descoberta de talentos na área de matemática em todo o País, de estudantes que vivem em áreas isoladas e que dificilmente teriam a oportunidade de mostrar sua desenvoltura na disciplina em âmbito nacional”. Ao mesmo tempo, de acordo com Adelailson, a Olimpíada proporciona a melhoria do ensino público, a partir de fomento ao acervo bibliotecário do professor para treinamento dos alunos aprovados.

“O mais importante de todas as questões envolvidas na OBMEP é, sem dúvida, a mobilização da comunidade escolar para estimular o interesse dos alunos. Professores, diretores e coordenadores devem abraçar o projeto em todas as etapas, desde a inscrição no processo até o treinamento posterior dos aprovados”, ressaltou.

Premiação

Os estudantes vencedores no processo seletivo receberão medalhas de ouro, prata e bronze (de acordo com a colocação que alcançarem), além de uma bolsa de estudos no valor de R$ 100, oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao entrarem em qualquer universidade pública do País, os campeões também terão direito a concorrer à bolsas de iniciação científica, com reserva de cotas garantidas. O mesmo ocorrerá quando encerrarem a graduação, com bolsas reservadas na seleção em mestrados.

Os medalhistas de ouro receberão a premiação em solenidade em Brasília, com a presença da presidenta da República, dos Ministros da Educação e da Ciência e Tecnologia. Os demais serão homenageados no Estado de origem.

As escolas vencedoras serão contempladas com bibliotecas, equipamentos audiovisuais e computadores.