O SESC Alagoas realizada de 6 a 13 de julho a segunda etapa do “Palco Giratório”. O projeto, que tem o objetivo de promover a circulação de espetáculos e ações formativas em todo o país, é realizado pela rede de Teatros do SESC, a maior da América Latina, e visitará nesta etapa a capital Maceió e os municípios de Arapiraca e Penedo.
Na cidade ribeirinha, localizada a 160 km da capital Maceió, o projeto terá início no dia 12 de julho com a oficina “As qualidades do movimento humano”, ministrada pela Assistente de Direção e Preparadora de Elenco, Hilda Nascimento. A oficina é gratuita, com vagas limitadas e será realizada das 9 às 18 horas no secular Theatro Sete de Setembro, local onde também podem ser feitas as inscrições.
A oficina é destinada a preparadores corporais, atores, dançarinos e demais interessados na natureza do movimento humano e sua significação. Trará o conhecimento das qualidades que compõem o movimento humano e sua significação, o corpo do indivíduo artista e sua dimensão holográfica. Sob esta ótica, a preparação do artista inclui vários outros aspectos além de exercícios com finalidades objetivas, ampliando este espectro com considerações subjetivas de abrangência mais ampla.
Já no dia 13 de julho, dando continuidade a segunda etapa do projeto, será apresentado pela companhia teatral “Hiperativa Comunicação e Cultura” da Bahia, o espetáculo “Pólvora e Poesia”. A apresentação terá início às 20 horas e será realizada na Casa de São Francisco, no complexo do Convento Nossa Senhora dos Anjos. A entrada é gratuita, no entanto, os ingressos serão entregues 01 hora antes de cada apresentação.
O texto retrata um confronto entre a razão, a paixão e a vida desregrada de dois poetas transformadores de seu tempo – Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. Vai além de uma história amorosa e estética de encontros e desencontros entre dois grandes escritores do final do Século XIX. Rimbaud, um poeta rebelde, de ideologias que fervilham originalidade e personalidade, esfacela a todo instante o discurso socialmente arranjado de Verlaine. A carga poética da encenação fica por conta da violência emocional com que o lirismo salta dos discursos travados para tomar forma através de movimentos corporais pontuados por riffs de guitarra. O espetáculo convida-nos a uma imersão no que há de mais humano: o encontro conflituoso com o próprio eu.
O estado de Alagoas sempre participa do projeto, recebendo no mínimo quatro etapas a cada ano. Para 2012 foram programadas cinco etapas. A primeira foi realizada no dia 07 de abril, com o espetáculo teatral “As Muitas Últimas Coisas”, encenado pela companhia genuinamente alagoana “Ganymedes”.
Confira a programação completa:
Espetáculo Pólvora e Poesia (Classificação 18 anos)
DATAS:
– 07 de julho, 20h – SESC Poço, R. Pedro Paulino, nº 40, Poço, Maceió/AL.
– 10 de julho, 20h – SESC Arapiraca, R. Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.
– 13 de junho, 20h – Casa de São Francisco – Complexo do Convento N. Sra. dos Anjos, Penedo/AL.
Oficina “As Qualidades Do Movimento Humano”
DATAS:
– 06 de julho, 09h às 18h – SESC Centro, R. Barão de Alagoas, 229, Centro, Maceió/AL
– 09 de julho, 09h às 18h – SESC Arapiraca, R. Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges, Arapiraca/AL.
– 12 de julho, 09h às 18h – Teatro Sete de Setembro, R. Francisco Jose de Barros, 220, Penedo/AL.
Mais informações: (82) 3326-3133