![](https://aquiacontece.com.br/wp-content/uploads/2022/06/1836_imagem_chamada_image800x600_crop-2.jpg)
Secretária adjunta Cícera Pinheiro fala a secretários municipais sobre a importância do Censo Escolar
A segunda etapa de levantamento de dados do Censo Escolar 2010 terá início em fevereiro nas escolas da rede pública em Alagoas. A informação foi repassada na manhã desta quarta-feira (26), durante reunião promovida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e técnicos municipais para avaliar os dados da primeira etapa do levantamento.
Caberá às escolas da rede pública estadual e municipal levantar e registrar as informações deste segundo momento diretamente no sistema do Educacenso. Segundo o diretor de Apoio Técnico às Redes, Ricardo Menezes, já foi realizado um treinamento nas CREs com os técnicos que vão participar desta nova etapa da avaliação, que acontecerá de fevereiro a março. “Neste segundo, serão abordados aspectos relativos ao movimento e aproveitamento do aluno: quantos abandonaram os estudos, quantos foram aprovados e quantos repetiram o ano letivo”, explica Menezes.
Apuração
Na primeira etapa do Censo 2010, foram encontradas informações que requerem uma nova apuração, dentre as quais, alunos matriculados em mais de uma escola e escolas com nomes diferentes de 2009 para 2010. Para evitar que estas situações se repitam e garantir maior fidedignidade às informações, a SEE pretende instalar uma rede de cooperação técnica entre Estado e município para o Censo Escolar.
“Hoje, todo o financiamento da educação no Brasil tem como base os dados do Educacenso e por isso, com o intuito de coordenar melhor essas ações, propomos a instalação desta rede de cooperação técnica”, destaca Menezes.
Planejamento
A secretária adjunta da Educação, Cícera Pinheiro, falou da importância do Censo Escolar para o planejamento da educação pública nos estado e frisou a necessidade de Estado e municípios trabalharem integrados nesta ação. “O Censo é uma base de dados essencial para todos que fazem a educação, pois hoje, a Secretaria trabalha a educação pública como uma rede, sem dissociar Estado e municípios. O aluno da rede pública é uma responsabilidade de todos nós”, ressalta a secretária.