Discussões, apresentações e debates fazem parte do evento
Teve início na noite desta quinta-feira (14), em Penedo, o II Seminário Quilombola, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A primeira edição aconteceu em 2015, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.
O evento, que recebeu delegações dos estados banhados pelo Velho Chico, tem como objetivo principal discutir propostas de melhorias para esse contingente populacional em áreas como educação, cultura e meio ambiente.
Representantes de órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), entre outros, participaram da solenidade de abertura do evento.
Nesta sexta (15), o evento prossegue com discussões, como a regularização fundiária e os conflitos agrários, apresentações e debates no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Penedo (Sindspen).
O evento será encerrado no sábado (16), com uma visita à Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, que sediou o maior núcleo quilombola do país, o Quilombo dos Palmares.
