Os trabalhos de interiorização das Centrais de Atendimento ao Cidadão tiveram mais um avanço quanto à instalação de um novo JÁ na cidade de Arapiraca. A Secretária Adjunta da Gestão Pública, Juliana Barros, reuniu-se na tarde de quinta-feira (14) com representantes da administração direta e indireta do Governo para ajustamento dos termos da parceria de viabilização do projeto. A reunião contou ainda com a presença do assessor especial para a Região Agreste, Francisco Azevedo, interlocutor entre o Governo do Estado e as lideranças locais.
Além da discussão do termo de conduta e da padronização da gestão a ser implementada em Arapiraca, foi apresentada a planta do novo JÁ, que será instalado na Rua João Pinheiro Lima, no Centro da cidade. “Escolhemos este local pela localização estratégica e por ser muito conhecido pela população local, pois foi onde durante muitos anos funcionou o INSS” enfatizou Francisco Azevedo.
Com toda a mobília e equipamentos já comprados, a reforma do prédio começará nos próximos dias, dando início à contagem regressiva para a inauguração ainda no primeiro semestre de 2011. Segundo determinação do Governador Teotonio Vilela a prioridade é a cidade de Arapiraca que apresenta uma demanda reprimida há bastante tempo. O novo JÁ Arapiraca levará cidadania e qualidade de atendimento a mais 210 mil habitantes.
“Estamos empenhados neste processo de modernização das Centrais de Atendimento. Arapiraca é só o primeiro! Estão em fase de negociação unidades em Delmiro Gouveia e Maragogi, e a instalação de mais uma central no Tabuleiro dos Martins, além da reforma física e da nova comunicação visual para as centrais que já existem em Maceió e São Miguel dos Campos”, assegura a Secretária Juliana Barros.
Além dos serviços já conhecidos pela população – como os oferecidos pela Adeal, Arsal, Caixa, Casal, Eletrobras (Ceal), Defensoria Pública, DER, Detran, Prefeitura, Procon, Instituto de Identificação, (carteira de identidade), Sefaz , Sine (carteira de trabalho) e SUS -, o JÁ Arapiraca contará com duas novidades: a instalação de uma unidade do AL Previdência para atender os aposentados e pensionistas da região e um Espaço Servidor – posto avançado da Segesp – que funcionará exclusivamente para atender os servidores residentes em Arapiraca e regiões circunvizinhas.
“Estamos dando corpo ao desejo do secretário Alexandre Lages de desburocratizar o máximo possível o atendimento ao nosso servidor. Com estas unidades em Arapiraca, os servidores ativos, inativos e pensionistas não precisarão vir a Maceió para resolver pendências funcionais, salvo casos mais específicos”, afirmou Juliana Barros.