Diretores e coordenadores de escolas participaram na manhã desta sexta-feira, 13, de uma reunião para discutir o processo de escolha do Livro Didático, que irá vigorar nas unidades de ensino no período de 2015 a 2017. O encontro foi realizado no auditório da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e foi promovido pelo Departamento de Apoio ao Serviço Educacional (Dase), em parceria com o Departamento de Educação (DED).
Segundo o assessor do Dase, Jason Reis de Santana, a reunião foi fundamental para que os gestores escolares e professores possam ter mais subsídios na hora de escolher os livros didáticos. “As escolas estão se preparando para esse processo, que será realizado no mês de agosto, e estamos, de forma antecipada, passando as orientações para que os gestores possam realizar a escolha de forma correta”, disse.
Durante o processo de escolha, diversos fatores deverão ser observados, além do conteúdo programático a ser dado em sala de aula. Foi o que explicou a coordenadora do Ensino Médio da Seed, Ana Lúcia Muricy, que destacou a inclusão e a diversidade como itens a serem pontuados. “A gente tem que analisar o currículo do ensino médio e, dentro dele, temos que ter um olhar para a diversidade e para a política de inclusão das pessoas com deficiência. Essa parceria abrange o Serviço de Ensino Médio, a Dieesp, e o Nedic. É importante orientar os professores em relação a esse olhar crítico na análise do livro didático”, declarou.
Inclusão e diversidade
A Divisão de Educação Especial (Dieesp/Seed) foi representada pela técnica Luciene dos Santos, que falou sobre a importância do programa MEC Daisy, destinado a alunos cegos. “A nossa contribuição é acerca do livro acessível MEC Daisy, um programa que assiste aos alunos com deficiência visual, em especial os alunos cegos. A gente orienta que o gestor tenha essa preocupação de, quando chegar o livro acessível em sua escola, que possa destiná-lo aos alunos que precisam”, afirmou.
Já a coordenadora do setor de Educação Ambiental do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic/Seed), professora Conceição Cruz, destacou a necessidade de se observar a diversidade como um dos principais pontos a constar no Livro Didático.
“A gente entende que, quando o professor for adotar o seu livro didático, tenha menos problemas possíveis em relação a preconceitos e racismos. O professor deve ter um olhar cuidadoso em relação ao que se propõem o livro, os textos, a iconografia, além de ver a questão do regionalismo, e entender que o livro didático é apenas um dos instrumentos que ele deve fazer uso”, disse.
O diretor do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Alex Fabiano Gonçalves, afirmou que essa reunião é necessária para que os gestores escolares possam levar mais informações aos professores. “Os professores precisam de orientação, para que seja facilitada a escolha do Livro Didático, e desmistificar o livro como a ferramenta mais difícil de ser adquirida. O livro sendo bem escolhido será melhor utilizado”, afirmou.
