Na rede estadual, 48 escolas já contam com Wi-fi livre
Com o objetivo de eliminar a exclusão digital e também promover a aproximação dos estudantes com os recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) a Coordenadoria de Informática (Codin), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza constantemente a manutenção preventiva e corretiva nos laboratórios de informática nas escolas da Rede Estadual.
A equipe de técnicos da Codin já visitou os laboratórios de informática do Colégio Estadual Caldas Júnior, em Neópolis, na DRE 6; Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, em Canindé do São Francisco, e a Escola Estadual José Inácio de Farias, em Monte Alegre, ambos na DRE 9.
Na DRE 7, a visita ocorreu no Colégio Estadual Nelson Resende de Albuquerque, localizado no povoado São Matheus, município de Gararu, e na DRE 1 a manutenção aconteceu no Colégio Estadual Pedro de Balbino, em Tomar de Geru.
De acordo com o diretor da Codin, Everton Siqueira, a manutenção corretiva e preventiva acontece diariamente, já que as Diretorias Regionais de Educação contam com técnicos de informática altamente qualificados para atender às necessidades das escolas.
“A preocupação da Seed não se resume apenas em levar as TICs às escolas, mas também oferecer o treinamento, orientação e condições de uso”, salienta.
No mundo globalizado e cada vez mais competitivo, torna-se primordial que os estudantes tenham acesso às TICs, por isso a importância de investir na implantação dos laboratórios de informática.
Uso das TICs e a melhoria da Educação
Na rede estadual, 48 escolas já contam com Wi-fi livre. A previsão é de que até 2018 todas as 354 escolas da rede estadual possam disponibilizar o acesso à internet livre. “Oferecer aos jovens a infraestrutura adequada e bons equipamentos é uma das preocupações do secretário da Educação. Dessa maneira, a Seed prioriza a realização da manutenção preventiva e corretiva nas escolas para que não haja problemas futuros. Há um acompanhamento contínuo, além da orientação aos professores e alunos acerca do uso das tecnologias”, declara Siqueira.
Neste contexto, a Seed já vem demonstrando a preocupação de utilizar as tecnologias para promover a melhoria no cenário da educação do Estado de Sergipe com a implantação do Diário de Classe Eletrônico, e em 2016 com a realização da Matrícula Online.
