Alfabetizadores-coordenadores de turmas das SEMEDs, MST, Paróquias, Igrejas, e Associações dos municípios que atuam no Programa Sergipe Alfabetizado (DED/Seed), que de forma ativa desenvolvem um projeto político educativo de um curso na modalidade presencial, participaram na última sexta-feira, 16, da Reunião Técnica Pedagógica, com o objetivo de escolher o Livro Didático destinado às salas de alfabetização de jovens e adultos, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/EJA) 2014. O evento aconteceu no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.
A diretora do Programa Sergipe Alfabetizado, Kelly Araújo Valença Oliveira, explicou que participar das discussões sobre a escolha coletiva da obra, através da análise do que está exposto no Guia do PNLD EJA 2014, é de extrema importância. ''É salutar entender que o livro didático não se constitui em um instrumento neutro, cada livro é produto de uma dada visão de mundo, de homem, de educação e de escola'', afirmou.
Para Kelly Valença, ''a escolha do livro didático deve ser, portanto, um exercício da autonomia intelectual e pedagógica do alfabetizador-coordenador que, de acordo com seus próprios princípios, opta pelos meios e decide os fins. Se for assim, teremos no livro um valioso apoio para nossa prática. Caso contrário, corremos o risco de colocar em uso um instrumento para o trabalho dissociado do modo de pensar'', disse.
Na sequência, a coordenadora pedagógica Maria Antônia de Arimatéia, apresentou a sistemática dos trabalhos com a apresentação do PNLD EJA/2014, orientações para a escolha das obras, instruções para análise coletiva dos livros didáticos de Alfabetização de Jovens e Adultos, referendados pelo MEC e dos procedimentos a serem adotados pelo grupo na apuração dos resultados da escolha do livro didático.
No encontro, os participantes receberam informações adicionais acerca da caracterização das coleções pertencentes à categoria 1, cujas descrições didáticas remetem às obras consumíveis, que se destinam à alfabetização de jovens e adultos das entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado e aos alunos das escolas públicas que mantenham turmas, exclusivamente, de alfabetização de jovens e adultos; e se distinguem por pertencerem à composição ''A'', com forma de organização da obra didática única, de proposta pedagógica disciplinar ou interdisciplinar, e componentes curriculares mínimos de letramento e alfabetização e alfabetização matemática.
Para a coordenadora pedagógica do programa, Maria Antônia Arimatéia, a escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). ''É tarefa de todos os envolvidos do processo analisarem as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado à proposta de alfabetização; aos alfabetizandos e alfabetizadores bem como à realidade sociocultural das instituições'', acrescentou.
Na opinião de Maria Otavana Sá Gonzaga, que atua como alfabetizadora-coordenadora de turmas no município de Nossa Senhora da Glória, “o encontro foi propício para observar a necessidade pedagógica da clientela e ver qual livro didático melhor se adequa à realidade cultural dos alfabetizandos''.
Segundo Márcia Ferreira Santiago Feitosa, coordenadora do Polo, DRE 9, do Programa Sergipe Alfabetizado, o livro didático tem sido um instrumento valioso e fundamental para o alfabetizador. ''Nele estão organizados e imediatamente disponíveis os conteúdos básicos para o processo de alfabetização. Estão também as atitudes e os valores que se pretende preservar, procedimentos já testados, orientações para o estudo, aberturas para o mundo. Com sua ajuda, alfabetizadores e alfabetizandos desenvolvem a aprendizagem'', acrescentou.
PNLD
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
