×

Sergipe

Seed de Sergipe promove DIA D da Avaliação das Escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará mobilizada no dia 7 de maio para o DIA D da Avaliação. A ação compreende a promoção de um debate e reflexão sobre a importância da avaliação educacional para o bom desempenho das escolas. Participarão toda a comunidade escolar, assim como pais e/ou responsáveis dos alunos. O Dia D foi instituído através da Portaria nº 1775/2014, para o qual foi formada uma comissão organizadora composta por técnicos das Diretorias Regionais de Educação.

A secretária adjunta da Seed, Hortência Maria Pereira de Araújo, informou que o DIA D vai envolver a participação da equipe gestora, pedagógica, professores, alunos, funcionários e pais dos alunos e/ou responsáveis de cada unidade escolar. “O nosso principal objetivo é que as unidades escolares se organizem para discutir a situação de escola. Desta forma, cada uma delas terá autonomia para decidir de que forma fará o processo de autoavaliação. Lembro ainda que através da comissão que foi organizada através da portaria nº 1775/2014, que instituiu o DIA D, nós orientaremos as escolas no que elas precisarem”, relatou a secretária adjunta.

Dia D

O Dia D de Avaliação realizará uma analise dos dados do Ideb, do Enem e de outros índices educacionais disponíveis em cada escola, bem como será efetuado um diagnóstico do desempenho escolar a partir da análise dos indicadores educacionais de cada unidade de ensino.

De acordo com Hortência Araújo, será estabelecido um quadro de metas considerando a análise e discussão sobre os indicadores observados em cada unidade escolar e o compromisso de Gestão. O Dia D compreenderá ainda a proposta de um conjunto de ações pedagógicas e administrativas para, no curto e médio prazos, alcançar as metas definidas.

A secretária adjunta ressaltou ainda a importância da mobilização de toda a comunidade escolar para discutir sobre educação, qualidade do serviço prestado e aprendizagem dos alunos. “Esperamos que ao final dessa atividade, tenhamos um diagnóstico e definido as metas para cada escola. Estamos pensando sempre no melhoramento dos serviços”, finalizou a adjunta.