A Secretaria de Estado da Educação (Seed), visando facilitar a realização das matrículas dos alunos nas escolas da rede estadual e evitar que longas filas se formem à porta das unidades de ensino, adotou algumas medidas que servem para orientar os pais ou responsáveis pelos alunos.
A partir desta segunda-feira, 20, quando começaram as matrículas dos alunos egressos da rede, foi disponibilizada uma equipe de servidores para orientar os pais e também foram colocadas à disposição deles duas topics no Colégio Estadual Tobias Barreto, onde se observou um maior número de pessoas procurando vagas. As matriculas dos egressos vão até a próxima sexta-feira, 24.
No Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, que fica no bairro Coqueiral, será instalado um estande no dia 31 de janeiro para efetuar as matrículas dos alunos do bairro. Vão prestar assistência a essa comunidade os funcionários das escolas 8 de Julho, Augusto Ferraz, General Valadão e Caic Geraldo Barreto Sobral.
Nesses estandes, os pais poderão efetuar as matrículas dos alunos nas respectivas escolas. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, esse esquema é para facilitar o acesso à matrícula e evitar que os pais tenham de se deslocar para essas escolas.
Nos colégios Atheneu e Dom Luciano, cuja procura também é grande, haverá a tradicional distribuição de senhas para que os pais possam matricular seus filhos com data e horário marcados.
No que se refere à matrícula de candidatos à rede, destinada ao aluno que pretenda ingressar na rede estadual de ensino, o período será de 27 a 31 de janeiro. A Seed também vai colocar o mesmo esquema de assistência aos pais nas unidades em que se fizer necessário.
Ano letivo
A diretora de Educação de Aracaju (DEA), professora Nádia Cardoso, explica que a diversidade das datas das matrículas e de inícios de ano letivo nas escolas da capital se dá por conta da variedade do término do ano letivo decorrente de greves, paralisações e atrasos de obras que se acumulam desde 2012.
Ela disse que das 88 escolas em funcionamento em Aracaju, 22 terminaram as aulas em dezembro; 31 estão terminando neste mês de janeiro; 23 finalizarão em fevereiro; seis em março; três em abril e duas em maio, totalizando 87 escolas, já que o José Figueiredo Barreto tem períodos letivos diferenciados por ser um centro de educação profissionalizante.
A diretora informa que para 2014 não funcionarão mais na rede pública estadual as Escolas São Domingos Sávio e Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé), ambos comodatos, cujas instituições oficializaram o desejo de não renovar os comodatos com a SEED.