×

Alagoas

SEE investe em segurança armada e eletrônica em escolas

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) tem investido em segurança para atender todas as escolas na capital e no interior. Mais de 100 unidades da rede possuem segurança eletrônica e outras 35 já recebem o serviço de vigilância armada. A previsão é que este número seja ampliado para 60 escolas em toda a capital.

Além destas, em todas as escolas há vigias da própria secretaria que fazem a segurança dos prédios. “Temos também uma parceria com o Batalhão Escolar, que nos dá apoio no policiamento no entorno das escolas. Além disso, disponibilizamos celulares para as rondas da polícia que têm linha direta com os diretores para que sejam notificados os problemas que ocorrerem nas unidades”, explicou Fernando Santa Cruz, coordenador especial de Gestão Administrativa da secretaria.

Santa Cruz informou ainda que há um processo de videomonitoramento em andamento para garantir a segurança eletrônica para todo o complexo de escolas que ficam no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa). “Estamos na fase final do processo para instalar as câmeras”, ressaltou ele. O projeto de videomonitoramento do Cepa contará com a parceria do Batalhão Escolar, que ficará responsável pela central de segurança.

No caso da Escola Estadual Professor Eduardo da Mota Trigueiros, no Santo Eduardo, já estava previsto o reforço de segurança da escola. A unidade, que funciona com um vigilante, receberá mais profissionais para cobrir todos os turnos, inclusive nos finais de semana e feriados. A informação é da Coordenadoria Especial de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Cegad/SEE).

Para o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, a questão da segurança deve ser tratada de forma generalizada na rede estadual. “Vamos tratar estas questões administrativamente com a seriedade que cada situação merece. Temos que considerar a Educação como um todo, como uma equipe, como um sistema, uma unidade. Todos nós temos que estar engajados nos desafios e, se trabalharmos juntos, vamos mudar a realidade”, reafirmou ele.