×

Alagoas

SEE expõe produtos artesanais do Programa Escola Aberta

A poetisa Mariquinha, expôs seu livro de poesia durante o bazar

Nesta terça-feira (15), escolas da rede pública estadual participaram de um bazar para exposição e venda das peças artesanais produzidas pelos cursistas do Programa Escola Aberta. O evento aconteceu em frente à sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e reuniu as unidades de ensino da rede estadual que executam o programa em Alagoas.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola Aberta visa aproximar escola e comunidade por meio da realização de cursos de qualificação gratuitos e atividades de lazer, esporte e cultura, de forma a promover a inclusão social e consolidar uma cultura de paz.
Renda extra – Na ocasião, foram expostos artigos diversificados: os consumidores podiam comprar sandálias, panos de prato e até almofadas bordadas em fuxico. As peças foram produzidas pelas cursistas das oficinas de bordado e pintura em tecido e já propiciam uma renda extra às participantes.

É o caso de Maria Cristina Tavares, que expunha as peças produzidas com o conteúdo aprendido nas oficinas de pintura em tecido na Escola Estadual Virgínio de Campos, no bairro do Clima Bom. Mãe de um aluno matriculado na unidade de ensino, ela aproveitou a oportunidade para aprender um novo ofício e já vende a sua produção para as amigas da vizinhança.

“Eu já tinha um curso de costura e, depois da oficina de pintura na escola, passei a vender meu material para as vizinhas. A aceitação foi tão boa que deixei meu trabalho de doméstica e hoje vivo das minhas peças”, conta.

Poesia – O bazar não contou apenas com a venda de artigos artesanais. Servidora da SEE, Maria José de Oliveira, conhecida como Mariquinha, trouxe para o evento o seu mais recente de livro de poesia de cordel, “Coisas Boas de Folclore”.

Natural de Marechal Deodoro, ela começou a escrever suas poesias há 32 anos e hoje já possui 31 livros de cordel publicados. A fama de Mariquinha ultrapassa as fronteiras de Alagoas e a poetisa já divulgou sua obra em programas de televisão de grande audiência em todo o País, a exemplo do Programa do Jô, Domingão do Faustão e Mais Você, com Ana Maria Braga. “Lembro todas minhas poesias de cabeça e minha inspiração vem das coisas que vejo no dia a dia”, relata.

Integração – A coordenadora estadual do Programa Escola Aberta em Alagoas, Graça Souto, informa que, atualmente, 13 unidades da rede estadual de ensino executam o programa no Estado. Ela comemora a receptividade da ação junto às comunidades, que se fizeram mais presentes na vida da escola e, em muitos casos, pessoas até então ociosas elevaram sua autoestima após a participação nas oficinas.

“Um bazar como este é a oportunidade para que a sociedade conheça melhor o programa e já temos uma nova ação prevista para maio, em comemoração ao Dia das Mães”, adianta.