×

Alagoas

SEE calcula prejuízo causado por enchentes na rede de ensino

Secretário Rogério Teófilo reuniu-se com representantes de Coordenadorias Regionais de Ensino

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) apresenta nesta sexta-feira, 09, levantamento dos prejuízos causados pelas enchentes às escolas da rede estadual. O secretário da SEE, Rogério Teófilo, recebeu informações atualizadas a cerca dos danos por meio de representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) responsáveis pelos municípios mais afetados pelas chuvas: a 4ª CRE, com sede em Viçosa; a 9ª CRE, situada em União dos Palmares; a 10ª CRE, que funciona em Passo de Camaragibe e atende Jacuípe, um dos municípios mais atingidos pela tragédia, e a 12ª CRE, localizada em Rio Largo.

Além das informações sobre as unidades de ensino atingidas, o encontro realizado nesta quarta-feira, 07, serviu para o repasse dos encaminhamentos necessários nas quatro coordenadorias regionais. A retomada do ano letivo nas escolas que estão servindo como abrigo para as famílias desalojadas por causa das enchentes também foi discutida. O retorno das atividades depende da remoção dos flagelados para outros alojamentos.

De acordo com a gerente de Legislação e Normalização de Ensino da SEE, Maria José Alves, após a viabilização dos novos abrigos, a comunidade escolar vai se reunir para reorganizar o calendário letivo, observando os dispositivos da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), de forma a repor dias e horas parados com atividades letivas. Ainda durante a reunião, foi apresentado projeto do MEC para o desenvolvimento de atividades de abordagem de medidas preventivas contra desastres naturais nas escolas.

O projeto “Educar para Prevenir” consiste na disponibilização de um espaço no Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br) para compartilhamento de experiências e estratégias de combate aos danos causados pelas chuvas, bem como expor trabalhos educativos para educar e sensibilizar a sociedade sobre essas ameaças. Por se tratar de um ambiente colaborativo, a ferramenta também poderá ser usada para elaboração de projetos educativos em sala de aula.