Desde o dia 8 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep) disponibilizou a abertura do sistema Educacenso para gestores de escolas das redes pública e privada de todo o país. O sistema é responsável pela coleta dos dados do Censo Escolar da Educação Básica 2015, cujas informações definirão o diagnóstico sobre a educação no país.
O prazo para a coleta de dados se encerra no dia 12 de agosto e a Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Superintendência de Gestão do Sistema Estadual de Educação (Suges) alerta as escolas acerca das principais mudanças no preenchimento do sistema.
A ferramenta, que sofre atualizações desde o dia 1º deste mês, apresenta instabilidades de acordo com a versão do navegador de internet utilizado pelas unidades. É o que explica a gerente de Estatística Educacional da SEE, Cheila Vasconcelos.
“A versão ideal é a 4.0 do Google Chrome. Se na hora do preenchimento aparecer a mensagem ‘ultrapassou o limite de acessos’, será preciso parar e reiniciar em outro horário, verificando os dados já preenchidos”, explicou.Nesta primeira etapa do Educacenso, serão coletadas informações relativas à matrícula, quantidade de professores, estrutura física e mobiliário das escolas. De acordo com a gerente, estes dados vão subsidiar tanto a aplicação de avaliações em larga escala, a exemplo da Prova Brasil, quanto o diagnóstico da Educação Básica do país.
“Este ano, teremos a Prova Brasil em novembro, que abrange alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. O sistema alimenta também esta avaliação, pois os resultados só serão computados e divulgados se atingirem pelo menos 80% de participação efetiva. Por isso, é importante que os dados sejam preenchidos com cuidado”, ressaltou.
Outras informações sobre o Educacenso poderão ser obtidas diretamente na Gerência de Estatística Educacional, localizada na Escola Estadual Correia Titara, no Cepa. O contato também pode ser feito pelos números (82) 3315-1265 e 1264 e pelo e-mail estatisticaal@inep.gov.br. O acesso ao sistema deve ser realizado pelo endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br.
