A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) alerta que as escolas das redes pública e privada em Alagoas devem preencher os dados relativos à segunda etapa do Censo Escolar 2010. O prazo para o fornecimento das informações se encerra nesta sexta-feira (11) e deve ser feito pelo portal do Educacenso (www.educacenso.mec.inep.gov.br). A partir das informações repassadas para o Ministério da Educação (MEC) é que são calculados os índices educacionais de todos os estados brasileiros.
Nesta segunda etapa do Censo, as escolas fornecerão informações acerca da situação de cada um de seus alunos, detalhando a quantidade de aprovados, reprovados, admitidos e transferidos. Unidades de ensino de todo o país, quer sejam públicas ou privadas, têm a obrigação de responder ao questionamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) com dados fidedignos, pois eles subsidiarão a construção do diagnóstico educacional do país. Em Alagoas, a SEE monitora o processo apesar de ser responsável por 25% dos estudantes existentes na rede pública de ensino.
O gerente de Estatística Educacional da SEE, Orlando Barbosa, conta que a Secretaria faz acompanhamento constante tanto da rede pública quanto da rede privada, mas até esta quinta-feira (10), 2.100 escolas ainda não haviam respondido ao Censo, o que representa 50% de todas as unidades de ensino existentes em Alagoas. Quando se trata apenas das unidades da rede pública estadual, esse valor sobe para 60%.
“Esses dados vão subsidiar o cálculo dos índices educacionais de todo o Estado e também servirão de base para a formulação de políticas públicas em educação. Além disso, quando uma escola não consta no Censo, ela não pode pleitear recursos e seus alunos ficam impedidos de participar de programas como o Bolsa Família. Logo, é fundamental que todas as escolas públicas e privadas participem do levantamento, pois a falta de dados prejudica todo o Estado”, alerta Orlando Barbosa.